15
2020
CEARÁ – HOJE: Candidatos eleitos ou não, devem prestar contas do que arrecadaram e gastaram durante a campanha política.
Os candidatos que disputaram a eleição municipal têm até as 19 horas desta terça feira(15) para prestar contas do que arrecadaram e gastaram durante a campanha política. Os eleitos que não prestarem contas, não serão diplomados.
A prestação de contas é um dever de todos os candidatos, com seus vices e suplentes, e dos diretórios partidários nacionais e estaduais, em conjunto com seus respectivos comitês financeiros, se constituídos. Essa é uma medida que garante a transparência e a legitimidade da atuação partidária no processo eleitoral.
O candidato que renunciar à candidatura, dela desistir, for substituído, ou tiver seu pedido de registro indeferido pela Justiça Eleitoral (JE) deverá prestar contas correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha. Se houver dissidência partidária, os dissidentes também deverão prestar contas.
Os que não foram eleitos precisam, também, prestar contas. Podem ficar inelegíveis e com nomes na lista dos fichas sujas. Não poderão manter negócios com o poder público, serão impedidos de fazer concurso e pagarão multa.
A diplomação dos eleitos está previsto para acontecer no próximo dia 18 de dezembro.
Por Sobral Agora