dez
23
2020

CEARÁ – Ceará deve ter novas eleições em sete cidades após cassação de eleitos

Se confirmadas as decisões, o TSE irá convocar eleições suplementares. Em Caridade e Missão Velha, o presidente de Câmara Municipal começarão 2021 como prefeitos.

Mesmo antes da diplomação dos novos prefeitos cearenses, a expectativa já era que nem todos vão poder tomar posse em 1º janeiro de 2021. Isso porque a Justiça Eleitoral acatou pareceres da Procuradoria Regional Eleitoral e indeferiu ou cassou sete candidatos a prefeito que haviam sido eleitos no Ceará.

Com a decisão, estes não poderão ser diplomados no próximo ano e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinará a realização de novas eleições municipais. Os políticos são dos municípios de Barreira (Dra. Auxiliadora, do PSD), Caridade (Simone Tavares, do PDT), Jaguaruana (Roberto da Viúva, do PDT), Martinópole (James Bel, do PP), Missão Velha (Dr. Washington, do MDB) Pedra Branca (Antônio Góis, do PSD) e Viçosa do Ceará (Zé Firmino, do MDB). Além desses, a vice-prefeita eleita de Jaguaruana também teve a candidatura indeferida.

O registro do vice-prefeito de Senador Sá, que estava indeferido com recurso, foi deferido pelo TSE no dia 17 de dezembro. As decisões foram baseadas na Lei da Ficha Limpa.

Alguns tiveram as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) enquanto ocupavam outros cargos públicos. Há também casos de abuso de poderdesvios na saúde e abandono de cargo público.

Em Caridade, por exemplo, na última sexta-feira, 18 , por unanimidade, o TSE manteve o indeferimento da candidatura de Simone Tavares, em função da Lei da Ficha Limpa, impedindo a diplomação e a posse da pedetista. Já em Missão Velha, o candidato eleito Dr. Washington (MDB) teve as contas reprovadas durante a gestão em que era prefeito, havendo uma investigação no TCU em razão da desaprovação da prestação de contas de convênio celebrado com o município.

Se confirmadas as decisões, mesmo após a apresentação dos recursos, o TSE irá convocar eleições suplementares no prazo de até 40 dias a partir da comunicação ao TRE da decisão colegiada. Sem uma decisão final sobre os recursos, os gestores não podem ser diplomados nem assumir os mandatos.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

dezembro 2020
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031