nov
29
2020

BRASIL – AFUNDOU: PT perde 11 das 15 disputas no 2º turno e não tem um eleito em uma capital pela 1ª vez desde a redemocratização.

Das 15 cidades em que disputava o 2º turno, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi derrotado em 11. A legenda só conseguiu eleger os prefeitos de Juiz de Fora (MG), Contagem (MG), Diadema (SP) e Mauá (SP).

Como também não venceu em nenhuma capital neste 2º turno – o que já tinha acontecido no 1º –, o PT não tem um eleito em uma das 26 cidades pela primeira vez desde a redemocratização.

Entre as quatro cidades em que elegeu prefeitos, a vitória mais expressiva do partido foi de Margarida Salamão, que obteve 54,9% dos votos e venceu o candidato do PSB, Murilo Felix.

Uma das maiores derrotas neste 2º turno ocorreu em Recife, onde Marília Arraes (PT) disputava com João Campos (PSB), eleito com mais de 56% dos votos. O ex-ministro Pepe Vargas, que participou do governo da presidente Dilma Rousseff, foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Caxias do Sul. Pepe perdeu para o candidato do PSDB, Adiló, que obteve mais de 59% dos votos.

Se comparado com o total de prefeituras conquistas pelo partido em 2016, esta foi a baixa mais significativa do Partidos dos Trabalhadores.

Em 2008, a legenda conseguiu eleger 360 prefeitos em todo país. Quatro anos depois, passou para 555. Na eleição de 2012, o PT voltou a apresentar crescimento no total de prefeituras, com 637. Em 2016, o partido perdeu em diversas cidades, ficando com apenas 254 prefeituras. Neste ano, o partido termina a eleição com 183 prefeituras, menor número em 16 anos.

Com a derrota nas urnas neste ano, o PT ocupa a 11ª posição entre os partidos considerando o número de prefeituras.

TRAIÇÃO…

Em Fortaleza, por exemplo, o governador do PT, Camilo Santana, não deu qualquer apoio a candidata Luizianne Lins(PT), em apoio explícito ao candidato do senador Cid Gomes,  Sarto Nogueira(PDT). Traição pura!!

Acho que o PT precisa rever sua história antes que chegue ao fim. Ou coloca prá fora os TRAÍRAS ou se acaba junto.

Fonte: G1.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário