out
7
2020

CEARÁ – Papa nomeia novo bispo de Itapipoca: Dom Rosalvo de Lima.

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Antônio Roberto Cavuto ao governo pastoral da diocese de Itapipoca (CE) e nomeou, nesta quarta-feira, dom Rosalvo Cordeiro de Lima como novo bispo da diocese cearense. Dom Rosalvo, até o momento, é bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza.

A informação foi divulgada pelo site da Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB). Com isso, Dom Cavuto passa à condição de bispo emérito, pois completou 75 anos, atingindo a idade na qual se deve apresentar a renúncia.

Novo bispo diocesano

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista.

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza. A ordenação foi no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes. Escolheu por lema episcopal Verbo Autem Tuo Laxabo Retia – “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).

Atualmente, dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional.

(Blog do Eliomar de Lima)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário