set
4
2020

CEARÁ – Assembleia Legislativa cria o Dia do Missionário Cristão no Ceará

 

Foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa cearense, na manhã desta quinta-feira (03), o projeto de Lei da deputada Silvana Oliveira (PL), que institui o “Dia do Missionário Cristão” no Estado do Ceará.

As comemorações devem se dar no dia 27 de setembro quando, segundo a autora, foi realizado o primeiro culto evangelístico no Estado.

Na proposta original, a parlamentar chegou a sugerir que as celebrações fossem realizadas no âmbito da Assembleia Legislativa, com a realização de sessões solenes, além de exposições, debates, palestras conferências e demais eventos. A deputada queria, ainda, que a Casa se responsabilizasse pelas despesas desses eventos, o que foi rejeitado nas comissões temáticas.

Segundo Silvana Oliveira, no dia 27 de setembro de 1882, em frente à Praça dos Mártires, na cidade de Fortaleza, foi ministrado o primeiro culto evangelístico no Estado após a chegada do casal americano De Lacey Wardlaw e Mary Wardlaw.

Ainda de acordo com a parlamentar, “em menos de um ano, estavam sendo batizados os primeiros cearenses convertidos ao protestantismo. Foi formada assim a primeira congregação protestante do Ceará, em 6 de agosto de 1890, que se tornaria a Igreja Presbiteriana de Fortaleza, em 1898”.

“Em homenagem a chegada do casal de missionários De Lacey Wardlaw e Mary Wardlaw, que plantou a semente do evangelho no Ceará, e da realização do primeiro culto protestante no Estado, sugere-se o mês de setembro como mês oficial a ser comemorado o Dia do Missionário Cristão”, justifica Oliveira. O deputado Apóstolo Luis Henrique (PP) é coautor da proposta.

(Blog Edson Silva)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário