ago
30
2020

BRASIL – Suposta ‘cura milagrosa’ da Covid-19 deixa farmácias sem ivermectina em Salvador.

Assim como aconteceu com a hidroxicloroquina no início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as farmácias de Salvador enfrentam a falta de um novo medicamento que promete o milagre da cura da Covid-19: a ivermectina.

>> Motivada por Covid-19, procura por hidroxicloroquina deixa portadores de Lúpus sem remédio na Bahia

A ivermectina é um remédio usado no tratamento de infecções causadas por vermes e parasitas e que ganhou destaque a partir do mês de abril, depois de um estudo da Biomedicine Discovery Institute (BDI), em Melbourne (Austrália), publicado na Antiviral Research, indicando que o medicamento foi capaz de conter o avanço e inibir a replicação do SARS-CoV-2 (Covid-19) em teste in vitro (em laboratório).

De acordo com o médico infectologista Matheus Todt, o fato de o teste ter apresentado resultado positivo em laboratório não significa que ele possa realmente agir contra o vírus quando utilizado por humanos, podendo não ser eficaz.

Em estudos anteriores, a ivermectina chegou a apresentar eficácia para frear a replicação de alguns vírus, como o da dengue e até o vírus da Aids (HIV), mas, assim como na Covid-19, sua eficácia também não é comprovada.

Em nota, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) reforçou à reportagem do Portal A TARDE a falta de evidência da eficácia do remédio e que a “utilização deste medicamento por pacientes de Covid-19 em estado grave parece ocasionar riscos neurotóxicos, mesmo sob monitorização médica”.

O CRF-BA também não recomenda que pacientes façam utilização da ivermectina sem recomendação e acompanhamento de um profissional médico.

Jornal A tarde/BA.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário