30
2020
BRASIL – Suposta ‘cura milagrosa’ da Covid-19 deixa farmácias sem ivermectina em Salvador.
Assim como aconteceu com a hidroxicloroquina no início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as farmácias de Salvador enfrentam a falta de um novo medicamento que promete o milagre da cura da Covid-19: a ivermectina.
A ivermectina é um remédio usado no tratamento de infecções causadas por vermes e parasitas e que ganhou destaque a partir do mês de abril, depois de um estudo da Biomedicine Discovery Institute (BDI), em Melbourne (Austrália), publicado na Antiviral Research, indicando que o medicamento foi capaz de conter o avanço e inibir a replicação do SARS-CoV-2 (Covid-19) em teste in vitro (em laboratório).
De acordo com o médico infectologista Matheus Todt, o fato de o teste ter apresentado resultado positivo em laboratório não significa que ele possa realmente agir contra o vírus quando utilizado por humanos, podendo não ser eficaz.
Em estudos anteriores, a ivermectina chegou a apresentar eficácia para frear a replicação de alguns vírus, como o da dengue e até o vírus da Aids (HIV), mas, assim como na Covid-19, sua eficácia também não é comprovada.
Em nota, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) reforçou à reportagem do Portal A TARDE a falta de evidência da eficácia do remédio e que a “utilização deste medicamento por pacientes de Covid-19 em estado grave parece ocasionar riscos neurotóxicos, mesmo sob monitorização médica”.
O CRF-BA também não recomenda que pacientes façam utilização da ivermectina sem recomendação e acompanhamento de um profissional médico.
Jornal A tarde/BA.