jul
5
2020

SOBRAL – PONTO DE VISTA: Com 18 mortes em 6 dias por Covid 19, Sobral entra em mais uma semana de Lockdown.

Prefeito Ivo Gomes(PDT) postou em seu Facebook: 
“O governador Camilo Santana anunciou, neste sábado (04), a prorrogação do decreto de isolamento social rígido por mais uma semana em Sobral.
Assim, todas as medidas de isolamento social rígido, como a circulação de pessoas em espaços públicos restrita a apenas casos de necessidade e o uso obrigatório de máscara, continuam valendo no município até o dia 12 de julho (domingo).”
PONTO DE VISTA: SOBRAL AGORA:
Sem querer definir CULPADO(s).
Mas de quem é a culpa por Sobral está nessa situação? Estamos a um bom tempo vivendo sob decretos de isolamento social rígido e pouca coisa ou quase nada MUDOU nesse enfrentamento da pandemia do Coronavírus em nosso município.  E vejam que, aqui tem toda uma estrutura de saúde pública que não se encontra em nenhum município da região, pelo menos, tem sido essa a “propaganda” feita pelo poder público local.
Segundo dados divulgados pelo prefeito Ivo Gomes(PDT), Sobral já recebeu do governo federal R$ 18. 925.116,00 para o enfrentamento dessa pandemia e que ainda, não teria sido gasto toda essa grana. Mas o que vemos são aumentos de casos confirmados e “mortes” por Covid 19. Segundo os Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria de Saúde, de segunda feira(29/6) até o último sábado(5/7) tivemos 18 óbitos por Covid 19 em nosso município, uma média de 3 pessoas por dia.
A cidade de Sobral foi destaque no Jornal Nacional da Rede Globo, como sendo a cidade com a maior prevalência da doença em todo o Brasil. Segundo o site G1, Sobral já teve 26,4% da sua população infectada pelo novo coronavírus. Os dados referem-se às 133 cidades brasileiras abordadas pelo Estudo de Prevalência da Infecção por Coronavírus no Brasil (EPICOVID19-BR), maior levantamento sobre Covid-19 no país, realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e divulgados na quinta-feira (2) por meio de coletiva do Ministério da Saúde. Veja a postagem( AQUI )
Apesar disso, o Prefeito Ivo Gomes, disse nas redes sociais que estamos numa “tendencia de queda nas taxas de contaminação e óbitos”(?). Veja a postagem:
ACHO QUE …
A política de enfrentamento da pandemia no município de Sobral tem algo errado. O prefeito está priorizando somente o centro da cidade e está esquecendo de ações mais enérgicas nos bairros e distritos. No “cinturão do centro” está fiscalizado, mas os bairros que compõem o centro(Tamarindo e Santa Casa e adjacências) estão descobertos, sem qualquer medida rígida de isolamento social. O Centro registra hoje 832 casos. Quantos desses são moradores do Tamarindo e ou Santa Casa?
FISCALIZAÇÃO.
Nos bairros e distritos está praticamente tudo liberado e sem fiscalização, com ressalvas de academias e alguns pequenos comércios, mas os ditos como “essenciais”, é aí que o bicho pega, pouquíssimos, tem se preocupado em cumprir os decretos.
Cadê os “prefeitinhos”, pessoas indicadas pelos Vereadores da base do prefeito e que são pagos com o dinheiro público, que vivem nos bairros e distritos, estão fazendo o que? Já que são pagos pela Prefeitura, tá na hora de colocar esse povo para trabalhar como “fiscal” da prefeitura nos bairros e distritos.  Se faz necessário uma conscientização permanente nos comerciantes para que cumpram de verdade o que está escrito nos decretos. Cadê o “álcool gel” nos comércios, que deveriam está a disposição da clientela nesses estabelecimentos? Poucos locais estão disponíveis. O distanciamento? Quais os locais que cumprem isso nos bairros e distritos? praticamente nenhum. E o que se ver, são bairros com mais casos confirmados que muitas cidades da região norte, um número elevado de vítimas do Covid 19, pessoas que a comunidade conhece e que infelizmente perderam a “guerra” para a pandemia.
CASOS:
O complexo Sinhá Sabóia, que envolve os bairros Cohab I(93), Cidade Gerardo Cristino(216), Cohab II(295) e Sinhá Sabóia(319) somados, chega a 923 casos confirmados, várias pessoas infelizmente faleceram e outras estão curadas ou em tratamento. O Conjunto Monsenhor Aloísio Pinto(Santo Antonio) não há registro de casos confirmados por Covid-19, o que sinceramente não acredito.  O mapa da prefeitura mostra isso. Aqui, se faz necessário uma fiscalização permanente.
A mesma situação é vivida nos bairros que ficam próximos a Cidade Dr. José Euclides-T.Novos(673), o Residencial Caiçara(211), Cohab III(143) e Vila União(38), que somados chega a 1.065 casos confirmados. Aqui também exige uma fiscalização permanente.
AS BARREIRAS.
Nas BARREIRAS que cercam as entradas do cinturão do Centro e entradas da cidade, estão servindo para que? É somente saber para onde os motoristas vão e se a CNH está em dia? E preencher uma autorização que já está enchendo o saco? Por exemplo, toda vez que passo nessas barreiras preencho uma autorização e deixo com o cidadão que fiscaliza. Para que? É um gasto absurdo de papel impresso, que sinceramente não vejo nenhum resultado. Acho que, deveria ser adotado uma autorização fixa para aqueles que trabalham em serviços essenciais e autorizados, que toda vez bastaria mostrar e dizer para onde estaria se dirigindo e pronto. Também seria interessante, um profissional da saúde nessa barreiras, medindo temperatura das pessoas e fazendo quando necessário, orientações sobre saúde.  Do jeito que está, além de burocrático, onde você leva horas numa fila gigantesca, fica um serviço pela metade.
Ressaltar, que apesar de tudo, tem um esforço gigantesco e sério, realizado pelos profissionais da Guarda Civil Municipal e de outros parceiros que estão fazendo esse trabalho. Acho que o serviço deva acontecer, porém, mais bem organizado e melhor aproveitado.
DESAFIO.
Uma semana a mais de “Lockdown em Sobral”, vai servir prá que? Vamos adotar o que para mudar essa situação? Ficar do jeito que está sendo feito o nosso  Lockdown, não está resolvendo muita coisa. Pelo contrário, estamos avançando nos casos e mortes.
O desafio é: Mudar o que para sairmos dessa pandemia? Só “LIVE” não vai resolver. Se faz necessário medidas urgentes, que envolva toda comunidade, onde cada família se sinta responsável pelo bem estar de todos, com novas regras de convivências entre familiares e vizinhos, onde cada um deva sentir-se responsável pela saúde do outro. Parece teórico, mas, se a gente não fizer dessa forma, vamos continuar perdendo essa guerra para nosso inimigo invisível. “Nesse momento, me vejo como um cego, buscando a porta de saída”.    
Só dizer FIQUE EM CASA, não tá segurando ninguém. 
A discussão é complexa, mas esse é um pouco do meu ponto de vista.
Por: Bené Fernandes – Radialista e Blogueiro. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos