jul
24
2020

BRASIL – DATAFOLHA: Mesmo com alto índice de desaprovação ao governo, Bolsonaro lidera pesquisa para eleição em 2022

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela revista Veja, mostra que o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno – com percentuais que vão de 27,5% a 30,7% – e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo turno da eleição presidencial em 2022.

A pesquisa, realizada de 18 a 21 de julho, levou em conta cenários com os seguintes adversários de Bolsonaro: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista, João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck.

O que chamou a atenção é que 48,1% dos brasileiros desaprovam sua gestão, segundo o mesmo levantamento. Esse percentual era de 51,7% no fim de abril. Além disso, 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4% em abril). Já a aprovação passou de 44% para 47,1%, enquanto a parcela de entrevistados que considera seu governo como ótimo ou bom subiu de 31,8% para 34,3%.

Na visão de analistas, Bolsonaro teve um ganho político com o auxílio emergencial, que amenizou os efeitos econômicos da pandemia na população mais pobre. Outro motivo apontado é que o presidente adotou nos últimos dias uma atitude mais “comedida”, após a prisão de seu amigo Fabricio Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na casa de seu advogado Frederick Wassef.

“Desde que percebeu que o conflito com o STF era perigoso, o presidente recuou, ficou quieto, parou de dar declarações bombásticas. Para uma parte dos eleitores que o apoiam, mas eram críticos ao desempenho, a postura de Bolsonaro paz e amor ajuda a melhorar a avaliação, disse José Álvaro Moisés, cientista político da USP, à revista Veja.

Na última pesquisa Datafolha, realizada em 23 e 24 de junho, a reprovação ao governo Bolsonaro era de 44% e a aprovação de 32%.

Fonte: Yahoo/Notícias.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos