maio
7
2020

CEARÁ – Em 4 meses, número de raios no Ceará supera o dobro do registrado no ano passado. Santa Quitéria, Granja e Sobral no topo da lista.

O Ceará teve 165 mil raios registrados em todo o Estado entre os meses de janeiro e abril de 2020, segundo o boletim do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel, divulgado nesta quarta-feira (6). O número corresponde a mais do que o dobro de todo o ano de 2019, quando 74 mil raios foram contabilizados.

Santa Quitéria, Granja e Sobral foram os municípios com maior número de raios contabilizados, com 8.168, 6.364 e 4.880 mil descargas elétricas, respectivamente. Em 2019, Santa Quitéria e Granja também foram as cidades com maior número de raios.

De acordo com os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dois municípios são os mais atingidos devido a extensão territorial e a localização geográfica. Essas características favorecem a formação de nuvens cumulonimbus, que podem vir a ficar carregadas eletricamente.

O mês com maior número de raios foi março, com 53 mil. Já o dia com maior número de raios em 2020 foi 13 de fevereiro, totalizando 8.158 descargas elétricas.

Cuidados durante uma tempestade: 

  • Se possível, fique dentro de casa durante a chuva;
  • Evite contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados;
  • Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evite consertos de instalações elétricas.

Diário do Nordeste. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos