maio
7
2020

CEARÁ – Em 4 meses, número de raios no Ceará supera o dobro do registrado no ano passado. Santa Quitéria, Granja e Sobral no topo da lista.

O Ceará teve 165 mil raios registrados em todo o Estado entre os meses de janeiro e abril de 2020, segundo o boletim do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel, divulgado nesta quarta-feira (6). O número corresponde a mais do que o dobro de todo o ano de 2019, quando 74 mil raios foram contabilizados.

Santa Quitéria, Granja e Sobral foram os municípios com maior número de raios contabilizados, com 8.168, 6.364 e 4.880 mil descargas elétricas, respectivamente. Em 2019, Santa Quitéria e Granja também foram as cidades com maior número de raios.

De acordo com os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dois municípios são os mais atingidos devido a extensão territorial e a localização geográfica. Essas características favorecem a formação de nuvens cumulonimbus, que podem vir a ficar carregadas eletricamente.

O mês com maior número de raios foi março, com 53 mil. Já o dia com maior número de raios em 2020 foi 13 de fevereiro, totalizando 8.158 descargas elétricas.

Cuidados durante uma tempestade: 

  • Se possível, fique dentro de casa durante a chuva;
  • Evite contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados;
  • Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evite consertos de instalações elétricas.

Diário do Nordeste. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário