20
2020
BRASIL – E PODE? Coleta para teste da Covid-19 é realizada durante velório no Piauí.
Uma coleta de material para o teste da Covid-19 foi realizada durante um velório na cidade de Barras, a 119 km de Teresina, nesse domingo (17). Amigos e familiares velavam o corpo de Genival dos Santos, 53 anos, quando uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde chegou ao local onde a cerimônia era realizada e informou a necessidade da coleta.
Procurada pelo G1, a Prefeitura de Barras informou que foi orientada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para a realização do exame. A Sesapi afirmou que existem determinações de procedimentos a serem realizados que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas aos municípios.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as pessoas presentes no velório, que ocorreria com caixão aberto, questionam a realização da coleta naquele momento e não quando Genival dos Santos estava no hospital. Por causa do exame, o corpo foi enterrado 2 horas após o horário planejado, a demora não é recomendada pelos órgãos de saúde durante a pandemia.
Genival deu entrada no Hospital Regional Leônidas Melo no sábado (17) e morreu no domingo (18). De acordo com a unidade de saúde, ele era diabético, foi internado com sintomas de hiperglicemia e morreu por conta de complicações da doença.
Em nota, o Hospital Regional Leônidas Melo informou que durante o todo o tratamento o paciente não apresentou qualquer sintoma da Covid-19 e que isso “afastou a necessidade da realização do exame”.
A Prefeitura de Barras informou que o teste foi realizado porque a vítima “era jovem e faleceu por comorbidade, diabetes”. Que a Sesapi havia orientado sobre a necessidade de investigar casos de óbitos nessas circunstâncias.
Fonte: Clic Camaquã.