abr
16
2020

BRASIL – SAÚDE: Mandetta, ministro da Saúde, é demitido por Bolsonaro em meio à pandemia.

O médico Luiz Henrique Mandetta foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira 16 de seu cargo de ministro da Saúde. Mandetta estava à frente do enfrentamento da pandemia de coronavírus no País, que já matou mais de 1,7 mil pessoas e infectou outras 29 mil em todo o Brasil. O próprio ministro escreveu no Twitter sobre a demissão.

Na quarta-feira 15 à noite, em entrevista à revista Veja, Mandetta confirmou sua saída do governo do presidente Jair Bolsonaro. “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa! Sessenta dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”, afirmou Mandetta.

A demissão de Mandetta vem após muita especulação e incômodos por parte de Bolsonaro, que o ameaçava de demissão desde meados de março, quando o então ministro já seguia as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de demais técnicos da área sanitária, que recomendavam o isolamento social como medida mais efetiva de combate à propagação do vírus.

Na semana passada, Bolsonaro chegou a cogitar demitir Mandetta, mas foi convencido pela ala militar do seu governo em manter o ministro. No domingo 12, o chefe da pasta da Saúde concedeu uma entrevista à TV Globo na qual ele criticou a postura de Bolsonaro e pediu união no discurso.

A atitude de Mandetta incomodou a ala militar que até então estava em sua defesa e tentava segurar a demissão. O vice-presidente, Hamilton Mourão, em entrevista ao Estadão na terça-feira 14, também criticou o ministro por ter falado à TV Globo, e usou uma expressão do jogo de polo para dizer que Mandetta “cruzou a linha da bola” e cometeu uma “falta grave”, porque “não precisava ter dito determinadas coisas”.

Em pesquisas recentes, a popularidade do então ministro da Saúde disparou em relação à aprovação de Jair Bolsonaro. Segundo o Datafolha, a popularidade da gestão do ministro da Saúde frente à crise do coronavírus foi de 55% para 76%, enquanto a reprovação caiu de 12% para 5%.

Ao mesmo tempo em que seu ministro se destacava, o presidente Jair Bolsonaro viu sua reprovação aumentar de 33% para 39%, crescimento no limite da margem de erro. A aprovação segue estável (33% ante 35%), assim como a avaliação regular (26% para 25%).

Fonte: Carta Capital.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

abril 2020
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930