fev
14
2020

SOBRAL – LUTO: Sobral perde o nosso Padre Osvaldo Chaves.

Faleceu no final da tarde desta quinta-feira (13), o ilustre Padre Osvaldo Carneiro Chaves, aos 96 anos de idade, uma das maiores referências educacionais e religiosas da região Norte do Ceará. A informação foi confirmada pelo bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.
“Nosso Mons. Osvaldo acaba de fazer sua Páscoa eterna. Quinze minutos depois que saí do apartamento”, segundo nota publicada nas redes sociais da Diocese de Sobral. O corpo deverá ser velado na Capela do Abrigo, na Cúria Diocesana e sepultado na cidade de Granja, sua terra natal, conforme pedido ainda em vida.
Padre Osvaldo Chaves sempre foi homem simples, avesso a holofotes e ostentações. Realizou um grande trabalho pastoral e social na cidade de Sobral e como educador, foi responsável pela formação educacional de várias gerações, estimulando-os a serem cidadãos de bem.
Padre Osvaldo tem uma identificação muito forte, como sacerdote, com o povo do bairro Dom Expedito, onde dirigiu durante muitos anos os trabalhos pastorais na Igreja de São Pedro, situada naquele bairro.
Nos últimos anos, o célebre sacerdote enfrentava alguns problemas de saúde e outros decorrentes da própria idade.

Padre Osvaldo Carneiro Chaves (nasceu em Granja21 de outubro de 1923 – faleceu em Sobral, 13 de fevereiro de 2020), mais conhecido como Padre Osvaldo Chaves, foi um professor e poeta brasileiro.

Compôs, aos dezessete anos, os versos do que seria hino de sua terra natal.

Biografia

Ingressou em 1940 no Seminário Menor de Sobral. Em 1946, matriculou-se no curso de Filosofia do Seminário Maior de Fortaleza. Ordenou-se padre em dezembro de 1951.

Exerceu funções de vigário-auxiliar em CrateúsAcaraú e São Benedito (Ceará), passando, em 1960, a residir definitivamente em Sobral, onde continuou seu trabalho pastoral. Em 1961, passou a dar aulas de Português e Literatura Luso-brasileira na Faculdade de Filosofia Dom José, onde permaneceu por 13 anos. Aposentou-se em 1981.

Seus poemas esparsos foram reunidos sob o título de Exíguas, livro publicado em 1986 e relançado em 2007[1]. “Padre Osvaldo Chaves” é nome de uma rua e de uma escola pública em Sobral. (Wikipédia).

Por Sobral Agora. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário