fev
14
2020

CEARÁ – Fortaleza: derrota vem com honra e serve de lição contra Independiente.

“Tuas glórias do passado para sempre vou carregar”. De canto popular e imponente, a mensagem tricolor foi ecoada em Avellaneda: os 101 anos da história do Fortaleza são gigantes, mas a batalha pelo domínio da América começou. Quis o destino que o maior jogo do futebol cearense ocorresse distante, na Argentina. E direto do estádio Libertadores de América, ontem, o inédito se escreveu. Na jornada pela Sul-Americana, o Leão foi aguerrido diante do Independiente, o “Rei das Copas”. O placar: 1 a 0, derrota que abate, mas não diminui a saga leonina, na verdade, o mantém vivo.

O resultado foi tremendo, a atmosfera também. Dos 45 mil lugares da casa dos diabos, 4.500 eram leoninos. O suficiente para transformar o reduto adversário em lar. Afinal de contas, trata-se do êxtase: dos caminhos definhados do interior brasileiro ao solo internacional, da Série C à um torneio da Conmebol.

Em si, quando sequer se imaginava ser surpreendido, o torcedor se deparou com a viagem, as malas prontas e até a escalação, até então inovadora. Para encarar os Rojos, o técnico Rogério Ceni – campeão do torneio em 2012 – foi ousado ao montar o plantel no 4-2-4 sem centroavantes. A formação leonina foi um prelúdio da estratégia: voraz por conquista, o objetivo era transformar o duelo em correria.

Logo, nada de covardia ao debutante cearense. Tudo porque o time tinha a devida dimensão do desafio, verdadeiramente, jogava por amor. Representava um Estado e milhares que nunca o deixaram cair ou sequer se sentir sozinho. Assim a recompensa centenária foi sair vivo, mesmo que o resultado seja adverso. Pelo regulamento, o mesmo placar na volta, dia 27 na Arena Castelão, o conduz aos pênaltis. Se for dois gols de diferença, a classificação é do Fortaleza.

E o ânimo será renovado porque sequer houve pressão evidente. Se teve, o Leão não sentiu, jogou solto. Foi com um coletivo organizado e muita entrega que o time até se sobrepôs ao rival tão tradicional, com os inúmeros títulos continentais nas costas. Ali, o Leão dominou o campo, se impôs taticamente e, sim, criou as principais chances de gol.

Nisso tudo, a falha capital foi o desfecho no último terço. A criação veio, inclusive em excesso para quem era apenas visitante, no entanto, uma atrás da outra, a equipe ia perdendo a possibilidade de abrir o placar. Algo que chega a ser incomum, foi quase um pecado por displicência: 13 finalizações e seis oportunidades nítidas de balançar a rede, incluindo uma de Romarinho que, sozinho, sem goleiro, se atrapalhou no momento de chutar quase sobre a linha.

Ficha técnica

Independiente-ARG 1×0 Fortaleza

Local: Estádio Libertadores de América, em Buenos Aires, Argentina.
Data: 13/03/2020
Horário: 21h30
Competição: Copa Sul-Americana

4-4-2 | Independiente: Campaña; Bustos (Cecílio Domínguez), Alan Franco, Barboza e Sánchez Miño; Lucas Romero, Domingo Blanco, Soñora e Benítez (Brian); Silvio Romero e Leandro Fernández (Velasco).

4-2-4 | Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Mariano Vázquez, Osvaldo (Marlon), Romarinho (Tinga) e David (Michel).

(Diário do Nordeste).

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

fevereiro 2020
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829