jan
3
2020

CEARÁ – Conta de energia: tarifa branca está disponível para todos os consumidores.

A partir de agora, os consumidores cearenses já podem optar pela tarifa branca de energia para reduzir o valor da conta de luz, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica. Com a tarifa, o cidadão poderá observar os horários em que a energia fica mais barata. A agência diz ser possível o consumidor reduzir em até 20% o valor da conta.

A Aneel diz ser importante o consumidor conhecer o próprio perfil, ou seja, saber em quais horários consome mais energia, optando pela tarifa branca somente se consumir mais nos horários fora de ponta, que é de 0h às 17h e de 22h às 0h. Isso porque, se optar pela tarifa branca e o consumo for maior nos horários intermediário e de ponta, a conta de luz pode ficar mais cara.

Para aderir à tarifa branca o consumidor precisa entrar em contato com a distribuidora local de energia e solicitar a mudança, a partir daí, haverá carência de 180 dias para o consumidor retornar à tarifa branca se quiser.

De acordo com a Aneel, “quanto maior a diferença entre a tarifa convencional e a tarifa branca fora de ponta, maior é o incentivo à adesão à tarifa branca”.

Fonte: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário