nov
14
2019

SOBRAL – TRISTE| Assédio sexual em escola de Sobral: Justiça arquiva denúncia e causa revolta em familiares.

Os pais de uma adolescente que sofreu assédio sexual de um professor dentro da Escola de Tempo Integral Maria Dorilene de Arruda Aragão ainda não se conformam com o arquivamento da denúncia. Sem muita instrução, os pais ainda acreditam na Justiça, embora o documento apresentado não deixe dúvida: a denúncia foi arquivada. Sem provas, resta a família curtir a dor e o trauma sofrido pela filha, que chegou a tentar o suicídio por duas vezes.

O caso ocorreu no primeiro semestre de 2018 e foi arquivado em dezembro do ano passado. A mãe, Maria Dalva Silva, moradora da Vila Betizaida, na BR- 222, do Distrito Industrial, conta que sua filha sofreu o assédio dentro da escola. ” Por três vezes, o professor se aproximou dela, no intervalo de almoço, passando a mão nas coxas, por debaixo da camisa, nos seios… Sem o consentimento dela”. Para a adolescente ficar em silêncio ele fazia ameaças contra ela, que atingiriam seus pais.

A mãe disse que a garota passou a sofrer em silêncio, antes de contar o ocorrido. “Minha filha, que vivia angustiada, teve uma irritação grave na pele; chegou a tomar medicamentos para se matar, e até se mutilou nos braços, por causa desse assédio.

Na época, dona Dalva levou o caso à direção da escola, mas se surpreendeu com o que ouviu do, até então diretor, Sérgio Barbosa Alves. “Ele duvidou da palavra da minha filha, dizendo que ela poderia estar mentindo. E ainda disse que o próprio professor poderia entrar com uma acusação contra a gente. Pelo jeito, ele queria acobertar tudo. Eu logo procurei o Conselho Tutelar e a Delegacia da Mulher, onde contamos tudo no Boletim de Ocorrência que foi aberto. Mesmo assim, ficamos com medo. Eu, como mãe, achava que minha filha estava segura na escola, e, de lá para cá, vejo que tem ocorrido mais casos que estão impunes”, diz, com a voz embargada, dona Dalva, ao lado do marido, Reginaldo Silva Sousa.

Para o pai da menina, “é muito triste o prefeito dizer que é um caso à parte, esse de abuso sexual dentro de escolas aqui de Sobral. Ele continua insistindo que não está acontecendo nada. O prefeito, como autoridade máxima da cidade, deveria dar apoio às famílias, procurar ajudar, mas faz é esconder”, disse o pai, revoltado, ao lado do conselheiro tutelar Sândalo Linhares, que buscou a família para oferecer apoio psicológico e emocional.

Segundo Sândalo Linhares, os três serão atendidos por profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). “A menina, ainda precisa de acompanhamento psicossocial, tanto do Creas, quanto do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do território, para que seja dada uma assistência, tendo em vista o trauma que ela sofre, ainda mais sem ter, realmente, como provar fisicamente. Casos como esse devem ter mais atenção”, salienta o conselheiro.

A notícia do arquivamento do Inquérito Policial, por parte da juíza da 3ᵃ Vara Criminal da Comarca de Sobral, Joyce Fontenelle, em dezembro do ano passado, ainda mexe emocionalmente com toda a família da adolescente que apontou o professor de matemática como seu assediador, dentro da própria escola, em horários de intervalo.

Segundo a decisão judicial que encerrou o caso na Justiça, “conforme preceitua o artigo 28 do Código de Processo Penal, considerando a ausência de elementos suficientes para fundamentar parecer, a qual pugnou de  modo acertado pelo arquivamento dos autos, em razão da ausência de justa causa”, diz a sentença, que deixou o pai, a mãe e a própria vítima, de 15 anos, em abalado estado emocional, mudando por completo a rotina da família. “Minha filha nunca repetiu de ano na escola. Era uma menina estudiosa, mas mudou o comportamento. Passou a chorar muito, e não querer ir mais para as aulas. Ela passava noites acordadas, o que me deixava muito angustiada, sem saber o que fazer”, relata a mãe.

Veja a entrevista feita com os pais dessa adolescente, contando tudo o que aconteceu, clicando AQUI

Colaborou: Luciano Cléver/Sobral Post.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2019
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930