nov
21
2019

SOBRAL – NOTA 10: Hospital do Coração realiza procedimento cardíaco inédito no Interior do Ceará

Seguindo os significativos avanços da cardiologia, o Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizou nesta quinta-feira (21/11), um procedimento cardíaco inédito na interior do Ceará. Trata-se de um implante por Cateter de Bioprótese Aórtica – conhecido por TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation).

De acordo com o hemodinamicista e diretor técnico do Hospital do Coração , Dr. David Carneiro Neto, o procedimento é minimamente invasivo. “Este procedimento permite a correção de uma redução no diâmetro da válvula aórtica. A válvula implantada permite reestabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta”, explicou.

Este tipo de cirurgia é destinada, sobretudo, aos pacientes idosos com elevado risco cirúrgico, por ser menos invasiva e se associar a menor morbidade em comparação à cirurgia cardíaca (tratamento padrão). Participam do procedimento os hemodinamicistas Dr. Breno Falcão, Dr. José Maria, além do diretor técnico, Dr. David Carneiro Neto; o anestesista Dr. Sávio Arcanjo; dois enfermeiros do próprio hospital e um profissional a serviço da indústria da prótese valvar.


Antes do implante, às 10 horas, o médico convidado, Dr. Breno Falcão, realizou uma explanação sobre o procedimento e sobre o caso da paciente no auditório do Hospital do Coração de Sobral, que teve como público alvo médicos clínicos, cardiologistas, cirurgiões cardíacos, profissionais e estudantes da área da saúde.

Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Assessoria de Comunicação
Thais Menezes/ Henrique Brito/ Domingos Jr.
Fixo.: 88 3112-0435

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário