nov
2
2019

SOBRAL – Cemitérios lotados em Sobral, marcam o Dia de Finados. Veja a programação do Cemitério Santa Marta.

Hoje acontece a visitação aos Cemitérios. Neste sábado, dia 2 de novembro, será feriado de Dia de Finados. A data é feriado nacional e tem importância para várias religiões, principalmente a católica. Nesse dia, as pessoas costumam se lembrar de pessoas queridas que já faleceram.

Imagem feita na manhã deste sábado(2), no Cemitério Santa Marta. Foto: Bené Fernandes.

Em Sobral, a visitação acontece nos cemitérios São José- Centro da cidade, Cemitério São Francisco – bairro do Junco, Cemitérios Jardim Eterno I e II que ficam na BR222 e no Cemitério Santa Marta, que fica localizado no Conjunto Santo Antonio/Sinhá Sabóia. Em todos os cemitérios haverá celebração eucarísticas, promovidos pela Igreja Católica.

Especificamente, no Cemitério Santa Marta, a Paróquia de Fátima(Sinhá Sabóia) divulgou a programação do dia: 7hs – Ofício das Almas – Em frente ao túmulo do Apostolado da Oração; 8hs – Missa na Igreja Matriz; 17 hs – Missa celebrada em frente ao Cemitério Santa Marta – Vigário Padre Aristides.

Comércio

Os pequenos comerciantes transformam a frente do Cemitério num verdadeiro mercado público, com vendas de velas, coroas, água e outros objetos. Os “pastoradores” de veículos já lotearam os estacionamentos e você é obrigado a pagar para estacionar seu veículo. A visitação segue até o final da tarde.

Origem do Dia de Finados

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado. A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

É hora de lembrar, voltar ao último adeus e chorar pelos nossos entes queridos, na certeza que reencontraremos na FÈ.

Fonte: Sobral Agora.

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário