out
1
2019

SOBRAL – Santa Casa de Sobral participa da 2ª Semana Pan-Americana de Fissura Labiopalatina e oferece cirurgias gratuitas para toda região norte do Estado.

 

Pessoas que possuem Fissura Labiopalatina – abertura na região do lábio e/ou palato (céu da boca) – podem procurar a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), em seu ambulatório, às 14h desta segunda-feira (30/09) para fase de consultas e início do tratamento disponibilizados pelo Hospital em parceria com a Smile Train, instituição filantrópica que possibilita que esse tipo de cirurgia e o tratamento multidisciplinar sejam oferecidos gratuitamente em mais de 90 países.

O momento ocorre dentro da 2ª Semana Pan-Americana de Fissura Labiopalatina, que acontece no Brasil e em outros países das Américas de 30 de setembro a 04 de outubro.

De acordo com o cirurgião plástico, Dr. Agostinho Moura, o objetivo das cirurgias em pessoas que possuem Fissura Labiopalatina é inclusão social e melhoria do desenvolvimento funcional: “O lábio é uma necessidade estética, e o palato é mais funcional. As cirurgias plásticas no lábio são realizadas em crianças a partir de seis meses. Já as cirurgias no palato são realizadas em crianças a partir de dois anos, pois os tecidos estão mais desenvolvidos, e quanto mais precoce for a cirurgia, mais garantia de funcionalidade, como por exemplo na fala da criança”, ressalta.

A SCMS oferece esse tipo de tratamento de forma gratuita durante todo o ano. Os interessados devem procurar o ambulatório do Hospital, toda segunda-feira, às 14h. Segundo Dr. Agostinho Moura, a cirurgia plástica é apenas o início de um tratamento que deve ser acompanhado por outros profissionais: “Para um tratamento eficaz é necessário o acompanhamento odontológico para ajeitar os dentes, fonoaudiológico para estimular a fala, e também é importante acompanhamento psicológico”.

2ª Semana Pan-Americana

Realizada desde 2015, juntamente com seus parceiros, a Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a causa e intensificar as cirurgia em locais onde existe um número considerável de pessoas na fila de espera.

Neste ano, a Campanha é unificada com outros países das Américas e passa a ter o nome de “2ª Semana Pan-Americana de Fissura Labiopalatina”, que sempre acontece na semana do Dia Mundial do Sorriso (primeira sexta-feira de outubro).

Fissura Labiopalatina

A fissura é um defeito congênito comum que ocorre quando certos elementos e estruturas do corpo não se fundem, durante o desenvolvimento do embrião. As fissuras podem envolver o lábio ou o palato (céu da boca), que é composto por palatos duro e mole. A fenda pode tomar só o lábio ou atingir o sulco entre os dentes, a gengiva, o maxilar superior até alcançar o nariz. Já na fissura palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz.

Em todo o mundo, 1 em cada 700 crianças nascem com Fissura Labiopalatina. A maioria vive em isolamento, o que dificulta fazer amigos na escola e ir à escola, como também, e mais importante, podem ter dificuldades para comer, respirar, falar e correm o risco de terem desnutrição grave.

Felicidade no Sorriso

Desde que o pequeno Isaac Pietro nasceu, há seis meses, sua mãe Sueli Pereira do Carmo, 40, buscava a cirurgia que resolveria esteticamente o lábio. Ela só descobriu a fissura no lábio do filho no momento do parto. Naturais do município de Guaraciaba do Norte, Sueli interessou-se em conhecer os procedimentos necessários para proporcionar melhor qualidade de vida a Isaac.

Informada que esse tipo de cirurgia era realizada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com o cirurgião plástico, Dr. Agostinho Moura, com esforço conseguiu um encaminhamento. Quando Isaac passou pela cirurgia, Sueli esbanjava felicidade ao observar o rosto do filho: “Ele já era perfeito para mim, agora está mais ainda. Estou feliz, ficava com medo de ele sofrer preconceito quando começasse a estudar”, afirma a mãe.

Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Assessoria de Comunicação
Thais Menezes/ Henrique Brito/ Domingos Jr.
Fixo.: 88 3112-0435

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos