22
2019
CEARÁ – SSPDS: Modelo Maria Lucilene, é 26ª vítima de feminicídio no Ceará no ano de 2019. Veja mais detalhes…
Minutos antes de 1h da madrugada do último dia 15 de outubro, a modelo Maria Lucilene da Silva Montenegro entrava em um veículo, na companhia do marido Francisco Hélio Batista. Naquele momento, aparentando tranquilidade – conforme imagens das câmeras de monitoramento do prédio que o casal morava – a mulher não imaginava que estava prestes a compor a lista das 26 mulheres vítimas de feminicídio no Ceará, em 2019. Às 5h24, ela já estava morta.
Segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a outubro do ano passado, foram registrados 23 feminicídios. Enquanto nos dez primeiros meses do ano corrente – sem outubro ter ainda sequer terminado – o índice já teve aumento de 13%.
O levantamento feito pela reportagem, a partir dos números mensais disponibilizados pela Pasta, mostra que, de janeiro de 2018 (mês em que a SSPDS passou a contabilizar feminicídios separados de outros homicídios) até hoje, 53 mulheres já foram mortas desta forma. A média é de, aproximadamente, três mulheres assassinadas por razões de gênero, a cada mês.
O QUE É…
O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica. A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.
Veja mais AQUI
(Diário do Nordeste).