out
2
2019

BRASIL – APOIAMOS: Outubro Rosa, mês da luta contra o câncer de mama.

Mais um Outubro Rosa está aí. Em 2019, o Blog Sobral Agora trará notícias importantes sobre o câncer de mama, que servem de mensagem tanto para a prevenção como para o tratamento dessa doença.

O câncer de mama é um tumor maligno que acomete, principalmente, mulheres com idades entre 40 e 50 anos. Não existe uma causa definida para a doença, o que temos é uma prevalência maior em mulheres que nunca engravidaram ou que engravidaram depois dos 30 anos e as que nunca amamentaram, além daquelas que tem histórico familiar como mãe ou irmã que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos. Como fatores de risco temos o fumo, a ingesta frequente de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, a obesidade e a falta de exercícios físicos.

“Os tumores mamários são diferenciados conforme o tecido no qual se desenvolvem (glândulas, ductos, pele) além do tamanho e localização na mama, e o tratamento deverá ser individualizado para cada situação, podendo ser iniciado por cirurgia ou quimioterapia ou radioterapia bem como associação entre estes”, conta a médica ginecologista, Lilian Regina Lang, cooperada da Unimed Curitiba.

O exame clínico (palpação das mamas) realizado por médico qualificado pode identificar pequenas lesões, mas a mamografia ainda é o exame de escolha para ao diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde preconiza a realização rotineira após 0s 50 anos, mas a Sociedade Brasileira de Mastologistas indica que a mamografia deve ser feita pela primeira vez aos 35 anos e se não houver nenhuma anormalidade, após os 40 a cada dois anos e depois 50 um exame por ano.

O auto-exame não tem sido mais recomendado como o principal para que a paciente procure o médico, pois o tecido mamário não é “liso”, fator este que gera muitas dúvidas nas pacientes, Lilian dá uma dica: “Procure apalpar as mamas no período pós menstrual e de preferência na hora do banho com as mãos ensaboadas para deslizar melhor, se tiver a sensação de algo granulado como um saquinho de feijão, está dentro da normalidade, mas se perceber algo mais duro ou preso, não deixe de procurar um médico”, explica.

A dor não é o principal sintoma e isto também é um dos fatores que muitas vezes pode retardar o diagnóstico. “O importante é ficar atenta às modificações do aspecto da pele e se observar algo como uma casca de laranja, inversão do mamilo, abaulamentos ou retrações procure o seu médico, ele é quem vai poder decidir qual é o melhor exame diagnóstico e conduta finaliza”.

(Texto retirado do Portal Unimed)

Se liga no Programa HORA DA NOTÍCIA – Rádio Paraíso FM de Sobral(CE) – A partir do meio dia. Spots estarão sendo veiculados com mensagens de apoio á essa luta, que é de todos nós.

Por: Radialista Bené Fernandes/ Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos