ago
22
2019

BRASIL – Bolsonaro sobre a Petrobras: ”Governo estuda privatizar qualquer coisa”

O presidente Jair Bolsonaro não descarta a possibilidade de vender a Petrobras, uma das empresas mais valiosas do Brasil. Não apenas participações da estatal, como subsidiárias, mas toda a holding. O governo, segundo ele, “estuda privatizar qualquer coisa no Brasil”. A declaração foi dada nesta quinta-feira (22/8), um dia após o anúncio da inserção de nove estatais no Plano de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável por discutir as desestatizações de ativos da União.

A Petrobras não é diferente. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, explicou que os estudos sobre a privatização da estatal estão em fase de estudos. Quando forem concluídos e apresentados ao presidente, ele dará o parecer. “Vou ver ainda a proposta a ser apresentada para mim. Quando a proposta chegar, eu falo. Não aconteceu ainda”, explicou.
Dentro do contexto do questionamento se o governo estuda privatizar a Petrobras, Bolsonaro deu uma resposta mais ampla, afirmando que “estuda tudo”. “(O governo) Estuda privatizar qualquer coisa no Brasil. Tudo é levantado, tudo é discutido. Vai ter que analisar o custo-benefício do que é bom para o Brasil e o que não é”, declarou. A sinalização em relação à Petrobras, pelos comentários dele, é favorável à venda da empresa.
O objetivo do governo, explicou Bolsonaro, é “abrir o Brasil”. “Essa é a ideia. Pode ver. Diminui preço do combustível nas refinarias, mas, na ponta, na bomba, não diminui. Anteontem tratei com duas pessoas da Petrobras questões nesse sentido, não para privatizar, não. Questões nesse sentido de preço na ponta, se tem cartel, não tem, o que acontece. Não é fácil vencer esses grupos no Brasil mais variados possíveis, em todos os locais nos quatro cantos que trabalham em causa própria”, ponderou.

Prevenção

Ao terminar a análise, Bolsonaro logo tratou de garantir que não acusa a Petrobras de trabalhar em causa própria ou colocar sob suspeita de ilicitudes. “Não quero acusar a Petrobras aqui não, para (depois) dizer que acusei. Não é isso. É geral, problemas. Como já disse, pode haver uma corrupção no governo? Pode. E aí a gente vai tomar as providências. Mais importante é a prevenção. Até agora não apareceu nada ainda, né. Não estamos escondendo nada, é que não aconteceu”, contextualizou.
O presidente negou qualquer associação a uma interferência na Petrobras ao ser questionado sobre a conversa com integrantes da estatal. “Qual o objetivo, fim social da estatal, não é atender melhor a população? Em nenhum momento falei ‘abaixa o preço, aqui e acolá’’. É uma coisa que é perseguição do povo todo”, disse. Bolsonaro afirmou ser cobrado por eleitores e demais apoiadores a apurar os motivos do encarecimento dos combustíveis no Brasil. “Minhas mídias têm reclamado. ‘Presidente, que que tem adiantado anunciar de 15 em 15 dias que baixou R$ 0,10 do diesel na refinaria, e lá na ponta não baixa nada’. Essa é a preocupação. Não é interferência. Quero saber o que está ocorrendo”, explicou.
Fonte: Correio Braziliense

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos