jul
22
2019

BRASIL – Peladatona: cantor de arrocha quer fazer corrida na Barra com todo mundo pelado.

A expressão “corre nu”, por vezes designada para festas em que os participantes tiram a roupa, agora pode ter o seu significado literal colocado em prática. Marcada para o dia 6 de setembro, a 1ª Peladatona de Salvador promete encher as ruas da Barra com atletas completamente pelados. A “maratona nudista” é invenção do cantor de arrocha, motorista de aplicativo, roadie de bandas e frequentador de festas liberais, Valter das Virgens, 34 anos, que já pretende pedir liberação da Prefeitura.

A “corrida que todos correrão pelados” teria largada à meia-noite, com concentração às 23h. “As crianças já vão estar dormindo. Não tem problema algum!”, diz Valter.

O percurso, de pouco mais de 2 Km, seria do Morro do Cristo ao Farol da Barra. A ideia do evento surgiu como uma brincadeira. Recente frequentador de festas liberais, Valter começou a ser cobrado em um grupo de WhattsApp para organizar algo diferente. Afinal de contas, tinha experiência em realizar eventos. “De uns tempos pra cá, quando fiquei solteiro, passei a frequentar festas liberais, onde todo mundo fica nu. Aí pensei em fazer um evento diferente, com todo mundo nu, mas sem sexo”, explica Valter.

Foi quando anunciou que um dia faria uma corrida com todo mundo como veio ao mundo. “Daí em diante o pessoal ficava me cobrando. ‘Cadê a corrida?’”. Na sexta-feira (12), ele criou o flyer que se espalhou por todo o Brasil através do aplicativo de mensagens. “Eu postei no grupo de WhatsApp mais como uma brincadeira. A coisa se espalhou tanto, apareceram tantos interessados, que decidi fazer esse evento de qualquer jeito”. Valter conta que um amigo de Alagoas foi quem desenhou o banner, usando informações passadas por ele e uma imagem retirada da Internet.

Pedalada Pelada


Valter das Virgens diz que se inspirou na Pedalada Pelada de São Paulo, um evento/manifestação em que, há dez anos, ciclistas protestam contra a invisibilidade deles no trânsito da maior capital do país. “A Pedalada Pelada acontece há mais de dez anos e as pessoas pedalam nuas pelas ruas da cidade. Por que eu não posso fazer uma corrida semelhante em Salvador?”. A ideia da Pedalada é mostrar que, diariamente, os ciclistas estão “despidos” contra a violência do trânsito.

20 vereadores fazem moção de repúdio, outros apoiam

A ideia de fazer uma corrida de rua com todos os atletas pelados deu origem a uma série de brincadeiras e piadas. Mas, no caso da Câmara de Vereadores, a coisa ficou séria. O objetivo do cantor de arrocha Valter das Virgens foi alvo de uma moção de repúdio protocolada pela vereadora Lorena Brandão (PSC) e assinada por outros 19 vereadores.

No texto, a vereadora critica o evento como “um total desrespeito à população soteropolitana e os turistas”. Um dos argumentos da edil é de que a Peladatona “consiste no crime de ato obsceno, previsto no artigo 233 do Código Penal Brasileiro”.

“É uma aberração. Agimos rápido na Câmara Municipal e colhemos 20 assinaturas de vereadores. Não podemos permitir que as licenças sejam dadas e que haja patrocínio desta corrida. Não vamos permitir que tal aberração aconteça em nossa cidade”, reclamou Lorena. Nos comentários de um site que noticiou a moção, um leitor rebateu a vereadora: “Atentado ao pudor é o que os políticos fazem. Incluindo, vossa excelência”.

O vereador Marcos Mendes (Psol), por outro lado, não só saiu em defesa da Peladatona como garantiu, em plena sessão da Câmara, que ele próprio vai participar se o evento ocorrer. “Primeiro fizeram uma moção contra uma brincadeira de um artista, um evento que sequer está confirmado. Eu fico imaginando a inversão de prioridades da Câmara de Vereadores”, criticou Mendes.

“Se acontecer eu pretendo participar. Somos contra a proibição de qualquer tipo de atividade lúdica. Claro, se tiver regulamentação e fiscalização, não vejo problema. Temos uma sociedade extremamente pudorosa. O que temos que proibir são as manifestações de ódio, racistas, machistas e LGBT fóbicas”, opina Mendes.

Fonte: Correio 24 horas/Bahia.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos