jul
9
2019

BRASIL – INSS: 90 serviços serão feitos pela internet ou telefone a partir desta quarta (9).

Ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será cada vez mais raro. A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou central telefônica do órgão. Ao todo, 90 serviços do INSS passam a ser realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados pessoalmente nas agências.

Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de  pensão, aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também passaram a ser prestados pelo meio digital.

Com a adição realizada a partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial apenas a realização de perícias médicas, prova de vida – quando o segurado não conseguir realizar no banco -, vista ou carga de processos, geração de senha para o atendimento online e orientações em geral.

Dificuldades 

Apesar dos objetivos do órgão, as mudanças não são vistas com bons olhos pela população. A aposentada Vera Lúcia Matos, 58, se preocupa com a digitalização do serviço já que o público alvo não tem facilidade com a internet.

Vera Lúcia acredita que os idosos terão dificuldade com serviços digitais (Foto: Marina Silva/CORREIO)

 “Eu não acho uma boa ideia. A maioria dos idosos não mexe com a internet. Isso irá fazer com eles fiquem ainda mais dependentes dos outros, pois muitos não sabem mexer, como eu. Indo até a agência, a gente consegue tirar todas as dúvidas com mais facilidade e precisão. Hoje mesmo, vim resolver um problema: a pensão de minha mãe foi suspensa”, contou Vera ao CORREIO.

A professora aposentada Altamira Silva, 79, também acredita que os serviços digitais não funcionam como deveriam, o que acaba dificultando o acesso. ““Se as coisas realmente funcionarem como dizem, será uma maravilha. Venho tentando fazer uma senha para o login do site e não consigo. Toda hora diz que está fora. Hoje mesmo, vim atrás de uma certidão e mandaram fazer pela internet. E aí? Como faz? Não faz, né?”, questionou a idosa chateada, pouco depois de deixar a agência do INSS da Rua Miguel Calmon, no Comércio, em Salvador(BA).

Profissionais que trabalham com direito previdenciário e lidam diariamente com o INSS fazem coro às reclamações. “Vejo a mudança com muita tristeza porque vai piorar um quadro de atraso que já existe. Não ter o contato pessoal com o agente público que é o servidor é muito ruim. Esses novos serviços vão ter a mesma falta que os serviços que já vem sendo prestados virtualmente”, opina a advogada e professora de direito previdenciário Anna Carla Fracalossi.

Para Fracalossi, a mudança na forma de prestar o serviço é bastante negativa.

A professora Altamira não conseguiu resolver uma demanda na agência do Comércio: ‘Só pela internet’ (Foto: Marina Silva/CORREIO)

“Utilizar o atendimento digital como algo a mais, seria interessante, mas na prática, a substituição do atendimento presencial pelo virtual é ruim. Isso precariza o serviço porque não tem servidores na retaguarda para dar suporte a um aumento de demandas”, explica a especialista

O presidente da comissão de direito previdenciário da OAB-BA, o mestre em direito e advogado Eddie Parish, concorda com a colega e vê como negativa a total automação dos serviços. “O INSS além de ser o detentor do fundo, tem um papel que também é o de orientação. De orientar o cidadão da melhor forma possível. Quando você transforma serviços unicamente em digitais você não está cumprindo essa função de orientação Quando você digitaliza você exclui essa função”, declara.

Para o INSS, a função de orientação não será excluída, já que as dúvidas poderão ser tiradas presencialmente. ”O atendimento nas unidades não deixam de existir, o que a previdência quer é fazer com que a entrada de processos seja mais rápida, e tenha maior alcance, que pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Queremos focar os esforços no reconheço inicial de direitos, mas o atendimento e contato com o segurado não deixam de existir”, defende Liliam Aragão.

Como usar o app?

Senha – Primeiro é preciso gerar  uma senha de acesso ao aplicativo e site Meu.INSS
Central – A senha pode ser criada pelo telefone 135
Dados – O segurado também pode confirmar os dados pedidos no próprio aplicativo
Agência – Quem não conseguir gerar a senha online pode ir a uma agência presencial

Os novos serviços que migram para o digital a partir desta quarta(9):

*Acordos  Internacionais Previdenciários
*Cálculo de Contribuição em Atraso
*Emissão e/ou Cálculo de GPS
*Inscrição junto à Previdência Social
*Seguro Defeso – Pescador Artesanal
*Reemissão de parcelas – Seguro Defeso
*Validação Facultativa Baixa Renda
*Requerimento de Antecipação de Pag. da Revisão do Art. 2
*Marcação ou Remarcação de Pp, Pr, Hospitalar e Domiciliar
*CAT, Acréscimo 25%, isenção de IR e Auxílio-Acidente
*Atualização de Dados Cadastrais do segurado

Fonte: Correio da Bahia.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos