nov
2
2018

BRASIL – “Sim” de Sérgio Moro a Bolsonaro causa divergências entre entidades e especialistas.

O retorno positivo que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL),  recebeu do juiz federal Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça – que abarcará também a Segurança Pública – a partir de 1º de janeiro de 2019 repercutiu de diferentes formas em entidades ligadas ao Direito e especialistas.

Embora diga que a decisão cabe apenas a Moro, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre, ressalta que o aceite do ex- responsável pelas condenações em primeira instância da Lava Jato mostra que ele escolheu um lado.

Segundo Alexandre, todo e qualquer juiz precisa se manter distante dos interesses postos sob seu julgamento. “Além de se manter distante, ele precisa mostrar que está distante”, argumenta.

Mesmo assim, o presidente da entidade diz ainda que Moro pode fazer boa gestão à frente da pasta. Ele minimiza o fato de Moro não ter experiência de gestão, sobretudo no Poder Executivo.

“Os parâmetros para medir se vai ou não fazer bom trabalho é a compreensão de que a Segurança Pública, a Polícia Federal, a investigação com inteligência precisam estar dentro dos limites legais”. Se conseguir desenvolver o trabalho com base nas leis a na Constituição, tem condição de realizar bom trabalho, complementa.

Já a professora de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cynara Mariano, diz que a decisão de Moro em aceitar o convite está dentro do campo da liberdade e legalidade. Entretanto, fala que o que lhe chama atenção é o fato de Moro já ter dito, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que jamais entraria para a política.

Além disto, ela avalia que é ingênuo que não se levante suspeitas sobre a imparcialidade do juiz que condenou Lula em primeira instância no caso do triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. “Logo após o governo eleito, contrário ao Lula, fazer convite e o juiz aceitar”. Assim, comenta a professora, o futuro ministro passa a ser questionado do ponto de vista da moralidade e imparcialidade.

Sobre futuros obstáculos que Moro terá à frente da pasta, Cyrana projeta que serão imensos, já que juízes não têm, em geral, conhecimento da administração pública. “Além disso, ele vai pegar uma pasta fundida com outra, então o desafio  aumenta muito mais”.

Pelo Twitter, o responsável pelos processos da Lava Jato no Rio de Janeiro, juíz Marcelo Brettas, diz torcer pelo excelente trabalho do colega. “Competência profissional e dignidade pessoal não lhe faltam para exercer as maiores funções em nossa República”.

Em nota conjunta, Sindicato de Policiais Federais de São Paulo (SINDPF-SP), Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) e Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) afirmaram que o aceite de Moro reflete “momento histórico”, em que mudanças reais podem se dar no País. “Não havia pessoa mais capacitada e preparada neste momento para ocupar tal pasta”.

Conforme já noticiado pelo Blog Política, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveirafoi mais um a enaltecer a futura presença do juiz na pasta. Ele entende que a opção de fazer parte do governo eleito não compromete as decisões de Moro enquanto responsável pelas condenações em primeira instância da Lava Jato.

Quem assume a função de Moro na Lava Jato?

O novo interrogatório ao qual o ex-presidente Lula será submetido, dia 14 de novembro, não será mais responsabilidade de Moro. Assume a função a substituta direta, Gabriela Hardt, assim que a saída do juiz for comunicada em Diário Oficial. Ao que tudo indica, ela é quem ouvirá Lula. Isto não acontecerá se Moro não pedir exoneração do cargo até a data. Poderão concorrer a titular do TRF-4 juízes desta região. Será critério para a escolha o tempo de magistratura dos candidatos.

Fonte: O POVO.

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2018
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930