nov
15
2018

BRASIL – CULTURA: Por que o dia 15 de novembro é feriado?

Em 15 de novembro se comemora o dia da Proclamação da República, um grande marco na história do nosso país, que ocorreu em 1889. Nem todos sabem como esse processo ocorreu e a data não tem tanta repercussão quanto outros feriados – como o 7 de setembro, por exemplo – mas iremos explicar como e quando começou esse movimento que instaurou a república no Brasil.

Após 7 anos da proclamação da independência por Dom Pedro I, a situação do Brasil era lastimável. Depois de ter vivido como colônia de Portugal, as crises do reinado de Dom Pedro II e a decadência econômica impulsionada pela Guerra do Paraguai, que acabou em 1870, mostravam a calamidade em que o país se encontrava. E isso não afetava apenas a população das províncias, que não tinham autonomia, mas também classes mais influentes da sociedade.

A igreja era submissa às ações do governo e os militares não podiam se manifestar em público, desejando um comando autoritário e renovador. Já os fazendeiros do Oeste Paulista não aceitavam o fim da escravidão, que foi promulgada pela Lei Áurea – assinada em 1888. A união de interesses desses grupos fez com que um golpe fosse planejado para acabar com o reinado de Dom Pedro II.

Dois nomes que se destacaram em meio a essa atitude foram os jornalistas Silva Jardim e Quintino Bocaiuva. Jardim era conhecido pela postura mais radical e transformadora enquanto Bocaiuva tentava recrutar vários interessados a destituir e aplicar o golpe em Pedro II.

Com o Parlamento recusando as propostas da realeza, tudo estava arquitetado para que Deodoro concretizasse o golpe no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, a capital do Brasil naquele período.

Depois disso, o novo governo autoritário de Deodoro enviou uma carta para a família real portuguesa que a condenava ao exílio do Brasil. Deodoro ficou no poder até 1891, quando renunciou.

Agora que você conhece a história do feriado nacional, já sabe como vai aproveitar esse dia tão emblemático?

(Via mdemulher.abril.com.br)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário