out
25
2018

BRASIL – Eleições: Junto com segundo turno, 19 cidades do Brasil também terão eleições para prefeito neste domingo (28).

Em 19 cidades do país, os eleitores que forem às urnas neste domingo (28) também terão que votar para prefeito. Nestes municípios, o político que venceu em 2016 foi impedido pela Justiça de tomar posse ou então teve o mandato cassado.

Foi o que aconteceu, por exemplo, em Mongaguá, no litoral paulista. Lá, os eleitores voltam às urnas, porque o ex-prefeito Arthur Parada Prócida, do PSDB, perdeu o cargo, depois de ser preso pela Polícia Federal com mais de R$ 5 milhões escondidos dentro do guarda-roupa.

Outro caso curioso é o de Monte Azul Paulista, no interior de São Paulo, onde Marcelo Otaviano, do PHS, é candidato único para a votação desse domingo. Ele foi derrotado em 2016 por Paulo Sérgio David, do PSDB, mas o vencedor e o vice foram cassados por abuso de poder econômico.

Entre as 19 cidades que convocaram eleições suplementares para esse final de semana, cinco estão em Goiás; quatro, em São Paulo; três, no Rio de Janeiro. Na sequência, vem o Amazonas, com duas votações e depois, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará e Mato Grosso, com uma cada.

Segundo o TSE, neste ano, já houve eleições para prefeitos em 33 cidades. Além das 19 votações marcadas para domingo, também está prevista mais uma novembro, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul.

No Ceará

Os 12.657 eleitores do município de Croatá, a 343 quilômetros de Fortaleza, vão às urnas escolher prefeito e vice, além do presidente da república, no próximo domingo, 28/10. São 50 seções com urnas, distribuídas em 21 locais do município, com colaboração de 200 mesários.

A eleição suplementar foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, após decisão que cassou os mandatos do prefeito de Croatá, Thomaz Laureano Farias de Aragão, e do vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, nos embargos de declaração 284-47.2016, por abuso dos meios de comunicação. O tribunal declarou ainda a inelegibilidade de ambos por 8 anos, incluindo nesta condenação o radialista Cyro Leopoldo Aragão.

Dois candidatos disputam a eleição suplementar, neste domingo:

– PDT – Antônio Ribeiro de Sousa – Nome na urna: Edilson Feliciano

– MDB/PSDB – Antônio Felinto Filho – Nome na urna: Antônio Onofre

O TRE lembra que, em Croatá, os eleitores votarão primeiro para presidente e depois para prefeito.

(TRE-CE).

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário