set
1
2018

BRASIL – TSE PROSSEGUE COM GOLPE DE 2016 E RETIRA DIREITOS POLÍTICOS DE LULA POR 6 A 1.

Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu dar prosseguimento ao golpe de 2016 que derrubou Dilma Roussef e, na prática, retirou os direitos políticos de Lula, proibindo-o de participar das eleições e ignorando o desejo de 40% do eleitorado de vê-lo de volta no Planalto. A decisão acontece no mesmo dia do golpe de dois anos atrás, 31 de agosto. O único voto a favor de Lula foi do ministro Edson Fachin, do STF.

A sessão foi suspensa às 1h15 deste sábado (1) para que os juízes revissem a decisão inicial indicada por Barroso de retirar o PT do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV até que o novo candidato a presidente seja apresentado. O advogado do PT, Luiz Fernando Casagrande Pereira, recorreu da decisão, alegando que o PT poderia manter a propaganda com Fernando Haddad, que teve seu nome ratificado pelo Tribunal. O advogado alegou o precedente de 2014, quando depois da morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, o partido pode manter sua propaganda enquanto definia o nome que o substituiria, que acabou sendo a então candidata a vice, Marina Silva.

O primeiro voto contra Lula foi do relator Luis Roberto Barroso, do STF, que teceu loas à Lei da Ficha Limpa e desafiou a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que determinou às autoridades brasileiras que garantam os direitos políticos de Lula; segundo Barroso, “decisões do Comitê têm caráter de recomendação e não possuem efeito vinculante”.

O voto de Barroso foi acompanhado integralmente pelos juízes Jorge Mussi (STJ), que sequer tocou no tema da liminar da ONU e Og Fernandes (STJ), Admar Gonzaga Neto apoiou o voto do relator com uma divergência lateral, Tarcísio Vieira Neto e pela presidente do tribunal, Rosa Weber. Ela divergiu de Barroso quanto à suspensão imediata de participação de Lula na campanha eleitoral -segundo ela, enquanto o candidato estiver sub judice deveria participar da campanha e ter inclusive seu nome levado à urna eletrônica, até trânsito em julgado de seu processo.

Fachin, em seu voto favorável à candidatura de Lula, saiu em defesa da tese da obrigatoriedade de acolhimento da liminar da ONU concedida a Lula: “Concordando ou não com o Comitê, impende cumprir a Medida Provisória do Comitê da ONU”. Segundo Fachin, ao desrespeitar recomendação da ONU, o Brasil poderia estar também desrespeitando o Direito internacional. O ministro defende, em seu voto, que o Congresso Nacional tem prerrogativa exclusiva de tornar válido o tratado internacional.

Fonte: Br247

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos