set
16
2018

BRASIL – OPINIÃO: “Haddad larga como favorito”, por Leonardo Attuch.

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o candidato Fernando Haddad, representante do ex-presidente Lula na disputa, seria o franco favorito. É o que mostra a pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira, que já o coloca com 22% dos votos, à frente do deputado Jair Bolsonaro, que tem 18%. No segundo turno, o petista apresenta também uma margem amplamente confortável, vencendo o ex-capitão por 36% a 24%.

Este desfecho é o resultado direto da estupidez da centro-direita brasileira, representada pelo PSDB, que se desviou do processo democrático, apoiou um golpe contra a presidente Dilma Rousseff, implantou uma agenda rechaçada quatro vezes nas urnas por meio de Michel Temer e incentivou a perseguição judicial contra o ex-presidente Lula. O mea culpa foi feito também na quinta-feira pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que apontou o erro fatal da adesão a Temer e a atitude indigna de um partido que não pode mais se apresentar como agente do campo democrático.

Essa confissão de culpa significa que, na prática, os tucanos foram os grandes responsáveis pelo renascimento do PT, que, dois anos antes, nas eleições municipais de 2016, parecia extremamente fragilizado. Segundo a mesma pesquisa Vox, Geraldo Alckmin, com mais da metade do tempo de TV, caiu de 7% para 4% e já corre o risco de ser ultrapassado por nomes como João Amoedo, Henrique Meirelles e Alvaro Dias. Em São Paulo, em que se aponta para um segundo turno entre Paulo Skaf e João Doria, a tendência é que o eleitor de esquerda apoie o presidente licenciado da Fiesp – menos por convicção e mais pela imensa ojeriza que o tucano foi capaz de provocar com suas palavras e atitudes. Ou seja: mais do que ser humilhado na disputa presidencial, o PSDB pode também amargar uma derrota maior, que seria a perda do chamado “Tucanistão”.

De volta ao plano federal, Haddad é favorito, mas algumas ameaças despontam no horizonte. No campo progressista, ele será alvo da artilharia de Ciro Gomes, que tem dito que o Brasil não merece um “presidente por procuração”. Ciro, no entanto, deve buscar argumentos melhores, porque o desejo do eleitor é justamente a volta de Lula – ainda que por meio de um representante. No segundo turno, o provável rival de Haddad, que é Bolsonaro, poderá se beneficiar um tom mais emotivo, que o humanizaria numa campanha feita a partir de um leito hospitalar. Ou seja: é possível que sua rejeição diminua. Além disso, como Bolsonaro dificilmente poderá participar de debates, ele também lucraria, ao não se expor ao confronto de ideias e argumentos com Haddad, em que sua desvantagem seria flagrante. Dito isso, é importante que os agentes econômicos, que embarcaram na loucura de um golpe de estado, comecem a se adaptar para o retorno de um governo progressista e democrático no Brasil.

Por Leonardo Attuch  – Jornalista e editor-responsável pelo 247, além de colunista das revistas Istoé e Nordeste.

(Via Brasil 247)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos