set
20
2018

BRASIL – DEBATE: CNBB reúne presidenciáveis para debate na basílica em Aparecida. A TV Aparecida transmite…

Sete candidatos à presidência participam de um debate, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) na noite desta quinta-feira (20) no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Estarão presentes Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). Participam os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara.

A exceção é Jair Bolsonaro (PSL), que havia sido confirmado presença, mas está internado na unidade de tratamento semi-intensivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de atentado que sofreu há duas semanas.

Cabo Daciolo (Patriota) também foi chamado, mas não estará presente por incompatibilidade de agenda, segundo a assessoria dele informou à organização do debate.

A sabatina vai começar às 21h30 e terá três horas de duração. O debate vai ser transmitido, ao vivo, da arena do Centro de Eventos Padre Coelho de Almeida, no estacionamento do Santuário Nacional, para um pool de emissoras católicas de rádio, TV e portais de internet.

O encontro será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro. Para fazer perguntas aos candidatos foram selecionados um cardeal, dois arcebispos e quatro bispos, indicados pela CNBB. Serão abordados temas como educação, saúde, segurança, desigualdade social, defesa da vida e questão indígena.

De acordo com Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, o debate é proposto pela entidade para ajudar os cidadãos, principalmente os cristãos, no momento de votar.

“Nossa intenção é de que possam identificar a presença desses valores no discurso dos candidatos – são eles o respeito à dignidade humana, a ossibilidade de vida fraterna, a promoção do bem comum e a garantia da participação de todos no exercício da democracia”, afirmou.

O DEBATE

O debate será dividido em cinco blocos. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos – será feita por um bispo ou arcebispo escolhido pela presidência da CNBB. Os presidenciáveis terão dois minutos para resposta.

No segundo bloco, os candidatos vão se enfrentar diretamente, com tema livre. Será sorteado o participante que fará a pergunta e o que a responderá. Na terceira etapa, as questões serão trazidas pelos jornalistas convidados, com tempo máximo de dois minutos para argumentação dos presidenciáveis.

A quarta parte seguirá os moldes da segunda, enquanto no quinto e último bloco, as perguntas serão feitas pelos bispos da CNBB.

A sabatina deve ser acompanhada por uma plateia de 200 pessoas, convidadas pelos partidos políticos. Esta é a segunda vez que a CNBB realiza um debate entre presidenciáveis – a primeira foi no pleito de 2014.

Agenda

Quatro candidatos vão cumprir, antes do debate, agenda de campanha nas cidades do Vale do Paraíba. Fernando Haddad e Geraldo Alckmin pretendem visitar São José dos Campos e, Marina Silva vai a Taubaté. Já Henrique Meirelles irá atender jornalistas em um hotel em Aparecida.

Fonte: G1.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos