15
2018
SOBRAL – Sessão tumultuada: Vereadores ligados ao Prefeito IVO, abandonam plenário para não votar o Projeto sobre taxação do LIXO. Porque?…
Graças á Deus que a Câmara Municipal tem dois lados. Por conta disso, nada passa desapercebido pela pauta daquela Casa Legislativa. O prefeito Ivo Gomes(PDT), que detém a maioria dos Vereadores(14) naquela Casa, manda e desmanda por lá, e de vez em quando coloca seus Vereadores em situação difícil. Na noite terça terça feira(14) não foi diferente.
Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 2263/2018 de autoria do Prefeito de Sobral , Ivo Ferreira Gomes(PDT), que institui a “política de resíduos sólidos” e que servirá para aplicar multas pesadas na população sobralense. Exemplo disso: “Um dos artigos que mais chama a atenção se refere ao peso do lixo que poderá ser produzida por cada residência, que será de 20 quilos diários conforme explícita o artigo 19: “Os resíduos sólidos deverá ser condicionados em sacos plásticos(…) – para apresentação dos resíduos domiciliares a coleta regular, os sacos plásticos deverão ter capacidade máxima de 100 quilos, e seu conteúdo não poderá ultrapassar 20 quilos, por unidade familiar: Em caso de descumprimento será aplicada um multa de 30 Unidade Fiscal de Referência no Ceará (Urfirces) e 50 Urfirces, respectivamente.” Essas multas poderão chegar até R$ 1.700,00.
A Lei já tramita na Câmara de Vereadores e apesar do excelente Debate ocasionado por parte da bancada de oposição, com destaque para os Vereadores Júnior Balreira, Adauto Arruda, Dr. Gil, Sargento Ailton, Tiago Ramos e Fransquinha do Torto, a aprovação dessa nova lei de cobrança de taxas e serviços, não encontrará dificuldade para ser aprovada como quer o prefeito Ivo Gomes.
Surpresa…
Na Sessão desta terça feira(14), sob orientação não sei de quem, os Vereadores ligados ao Prefeito Ivo Gomes, simplesmente abandonaram a Sessão, para não votar o Projeto do Prefeito. Os comentários no Calçadão da Câmara, é que vão deixar para VOTAR somente quando passar as eleições, porque se for aprovado agora, vai atrapalhar a campanha eleitoral dos candidatos que serão apoiados pelo Prefeito Ivo Gomes e seus aliados. Ou seja, o “fumo” vem depois das eleições.
Do mesmo jeito.
O Projeto que proíbe “soltar fogos em Sobral”, de autoria da Vereadora Alessandra Ponte(PDT) e já sancionado pelo Prefeito Ivo Gomes, foi assim. O Projeto foi retirado da pauta até passar as festas de final de ano, porque a Prefeitura tinha que fazer a “queima de fogos do réveillon”. Depois que passou os festejos, voltou á pauta e foi votado e aprovado pelos Vereadores que dão sustentação ao Prefeito.
Acho que vão fazer a mesma coisa novamente.
Veja aqui a discussão sobre o Projeto que discute a “política de resíduos sólidos” com destaque para a atução do Vereador Dr. Junior Balreira.
Fonte: Sobral Agora.
Colaboração do Blog Wilson Gomes.