ago
23
2018

BRASIL – Ex-presidente colombiano visita Lula e pede respeito a compromissos internacionais.

O ex-presidente colombiano e ex-secretário-geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), Ernesto Samper, visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (23), na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

A jornalistas, Samper leu carta na qual pede que o Estado brasileiro ofereça as garantias para que o petista possa concorrer em pé de igualdade, assim como que se respeite o processo legal e a presunção de inocência. O colombiano também citou manifestação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que defendeu a candidatura de Lula.

“A comunidade internacional o acompanha como o arquiteto da política que converteu o Brasil em ator mundial (…) Essa mesma comunidade se pronunciou esta semana, por meio do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, para reclamar que se respeite seu direito de ter um julgamento justo e ser votado nas próximas eleições presidenciais.

“…Peço que o Estado brasileiro, respeitoso como tem sido durante os anos de governo democrático, de compromissos internacionais que formam parte da ordem constitucional mundial, ofereça ao ex-presidente todas as garantias a que tem direito para competir, em igualdade de condições com seus rivais, nas próximas eleições presidenciais. Da mesma forma, considero de grande importância que a Comissão envie inspetores que verifiquem o cumprimento de seu mandato e revise a idoneidade do julgamento de Lula. Em especial, a aplicação de regras universais do devido processo, como a presunção de inocência, o direito à privacidade da defesa e a livre controvérsia das provas. Os que submeteram Lula a um implacável, quase desumano, assédio judicial e midiático, devem estar advertidos de que, com esse comportamento, estão alavancando a cada dia maior convicção internacional de que Lula é um preso político e que, como tal, deve ser liberado para que possa seguir trabalhando pelo Brasil democrático, inclusivo e reconciliado que segue sonhando da prisão”, diz trecho da carta. (Ana Luiza Albuquerque)

Fonte: Folha de São Paulo.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário