jul
22
2018

SOBRAL – NOTA 10: Projeto CABRA NOSSA DE CADA DIA completa 25 anos.

O Projeto CABRA NOSSA DE CADA DIA, completa 25 anos de muito trabalho. Veja aqui um histórico que relata a importância desse Projeto para Sobral e para o Nordeste brasileiro.
HISTÓRICO
Durante a grande seca que aconteceu no Nordeste brasileiro durante o período de 1988 a 1993, nossa cidade foi bastante castiga pelos efeitos da estiagem e o alto índice de mortalidade infantil (98/1000) e a miséria, notadamente nas comunidades situadas na região rural.
Na época o Padre João Batista Frota, então Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio buscava todos os meios possíveis para amenizar o sofrimento de seus paroquianos. Foram realizados vários encontros com lideranças locais visando encontrar alternativas para amenizar os efeitos da fome reinante no campo. Todas em vão, na terceira tentativa, Antônio Mateus sugeriu a criação de cabras por ser um animal dócil, pouco exigente na alimentação, adaptada e resistente à seca, além de boa produtora de leite, alimento saudável e essencial à dieta alimentar da criança. A metodologia consiste na doação de uma cabra para família necessitada e receber de volta duas crias fêmeas em até dois anos. Em agosto de 1993, todos os presentes a essa terceira reunião aprovaram a ideia, e nasceu o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia.
Hoje vinte e cinco (25) anos depois,o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia serve de modelo para Instituições de Pesquisa e Ensino, e de projetos similares em todo Brasil, pelo fato de ser um Projeto consistente e de sustentabilidade, o Cabra Nossa de Cada Dia, tem ganhados Prêmios
importantes, como: Betinho uma atitude cidadã do COEP em 2010, Prêmio de Direitos Humanos pela Presidência da República em 2011 concedido ao Padre João Batista Frota, Finalista do ODM 2012 dado pela Secretaria Geral da Presidência da República, vencedor do Prêmio de Inovação em Saúde Pública da Indústria Farmacêutica Sanofi, e 2013 e 2017 foi certificado pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social viável para o semiárido nordestino.
Ao longo de toda história do Projeto foram beneficiadas mais de 800 famílias, mais de 1000 crianças e passaram pelo Projeto mais de 6000 animais caprinos. Hoje o Projeto atua em 17 comunidades com 215 famílias o índice de mortalidade infantil em sobral é de 7,88/1000 em 2017 (Sec. de Saúde de Sobral)
O Projeto é um dos casos de sucesso que utiliza a caprino cultura como  forma de promover melhoria na qualidade de vida de agricultores e familiares.
Nos últimos cinco (05) anos adotou-se como estratégia a produção de conhecimentos para e com a agricultura familiar, com a construção de referências locais no território para consolidação do desenvolvimento e estratégias para o desenvolvimento rural sustentável, com o Projeto Sustentar e da Embrapa. Nos últimos anos, o Projeto adquiriu parcerias importantes como a Big Pneus, Moageira Serra Grande, DETRAN-CE, Projeto Sustentare/Embrapa Caprinos e Curso de Zootecnia da UVA/Coordenadoria de Agricultura de Sobral além de consolidar parcerias já existentes como DNOCS, Sodipeças, IBAMA secção Sobral, Valmir Andrade contabilidade, IVA (Instituto de Estudos do vale do Acarau), GasTagus Portugal, Prefeitura Municipal de Sobral, Madeireira Princesa do Norte, Augusto Azevedo Engenharia e Sobral Gráfica.
JUSTIFICATIVAS
A adaptação dos caprinos à ampla variação de condições climáticas e de manejo faz com que eles apresentem maior eficiência produtiva, em relação a qualquer outro ruminante doméstico, como bovino ou ovino, estando muito presente em regiões com condições precárias para o desenvolvimento de outras espécies.
A cabra é um animal dócil, de pequeno porte e de fácil manejo, resistente a seca e que se adapta muito bem as condições climáticas, culturais e sociais do sertão nordestino, o que constitui uma alternativa viável de sustentação alimentar. Seu leite é recomendado por muitos médicos nos tratamentos de problemas nutricionais de crianças, gestantes e idosos. É um animal relativamente barato e que caso viesse a morrer, não causava grandes prejuízos.
A eficiência produtiva da cabra pode ser medida através da produção de leite e do número de crias por anos. O consumo de forragem por seis cabras, com produção média de 1,2 litros de leite/dia, equivale ao de uma vaca com produção de 6 litros de leite, ou seja, a produção total é 15% maior, enquanto em termos de crias, as seis cabras podem ter até 21 cabritos em dois anos, enquanto a vaca produzirá no máximo duas crias.
O leite de cabra é um alimento que apresenta alimentos necessários à nutrição humana, possui: açucares proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Comparativamente, 1 litro de leite de cabra equivale a oito ovos, 150g de carne de frango; ou 900g de batata. O consumo diário de 1 litro pode suprir até 1/3 das necessidades de um adulto. É ideal para crianças ou pessoas idosas, pois conforme pesquisas não provoca cólicas estomacais.
Desta forma, através da caprinocultura contribuirá com uma nova visão de desenvolvimento preconizada para o país, possibilitando redução das desigualdades sociais, a ampliação da participação social, a distribuição da renda, a soberania e a segurança alimentar e nutricional, a conservação da
biodiversidade e convivência com biomas e a abordagem territorial, da falta de oportunidade de geração de renda de parcela significativa da população de Sobral, residente na zona rural.
Diante do exposto e acreditando no homem e na sua capacidade de superar ou adaptar-se às inconstâncias climáticas, bem como cientes da importância da qualidade de vida para nossas comunidades e sobre tudo no espírito fraterno entre todos, o Projeto Cabra Nossa buscar através de um
trabalho sério, organizado e com sólidos resultados fortalecer as ações desta proposta que visa proporcionar melhor qualidade de vida às famílias carentes, assegurando alimentação de qualidade para as crianças e idosos, incentivando o desenvolvimento econômico e o espírito comunitário e despertar a vontade de vencer os desafios do semiárido nordestino.
O Projeto Cabra Nossa de Cada Dia é uma Associação independente sem fins lucrativos com parcerias, com endereço na Rua Cel. Diogo Gomes, 1678 – Cep 62010.153 – Sobral, Ce. – Contatos (88) 9.9293.1618/ Whatsapp (88) 9.9629.1946. Conta Corrente Caixa Econômica: Agência 0554. 013.272125.7
Sobral, Ce 18 de julho de 2018.
Fonte: Jorge Luís – Coordenador geral do Projeto.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

julho 2018
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031