jul
11
2018

CEARÁ – TRE-Eleições: saiba o que pode e o não pode ser feito por pré-candidatos antes do dia 16 de agosto.

A mudança no calendário eleitoral para as eleições gerais deste ano alterou, entre outros pontos, a data em que se inicia a propaganda eleitoral: 16 de agosto. Entretanto, enquanto a dia não chega, pré-candidatos já se movimentam em busca de votos. O POVO Online buscou saber o que pode e o que não pode ser feito antes do dia 16.

A coordenadora do juizado auxiliar da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Daniela Lima da Rocha, em contato com a reportagem do O POVO Online, listou o que pode e o que não pode ser feito pelos pretendentes do Palácio do Planalto, da Abolição, do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa.

Segundo ela, pré-candidatos podem: 
– Participar de entrevistas em programas da imprensa em geral;
– Ter encontros com a sociedade civil (eleitores em potencial);
– Podem realizar seminários e congressos em ambientes fechados. Nesses locais, podem discutir políticas públicas, plano de governo, alianças partidárias, divulgar atividades, seja o pré-candidato pessoa pública ou não;
– Nestes mesmos lugares, diz a coordenadora, os pré-candidatos podem expor suas plataformas de projetos políticos, apresentando-se às pessoas, na tentativa de ganhar simpatia;
– Podem participar de debates em rádio, televisão e internet;
– É permitida a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais;
– Daniela observa ainda uma novidade deste ano: por meio da Lei 13 488/207, que trata de doações para campanha, a arrecadação prévia de recursos na modalidade “vaquinha virtual” pode ser realizada, embora, observa, esteja sendo pouquíssimo utilizada.
Pré-candidatos não podem:
– A coordenadora do juizado diz que todas as práticas acima podem ser realizadas, desde que, nelas, não haja o pedido explícito de votos.
– Sobre isso, Daniela destaca que, no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou acordado que as “palavrinhas mágicas” também não poderiam ser usadas. O termo refere-se às frases similares ao “vote em mim”, a exemplo de “conto com seu apoio”.
– Outra prática proibida é a alusão ao número da sigla a qual o pré-candidato pertence. Essa referência pode se dar, por exemplo, por meio de gesto com o dedo indicador “desenhando” o número.
Interpretação mudou 
Segundo Daniela, a manifestação do pré-candidato no período antecedente à propaganda eleitoral foi discutida no TSE, nos processos Agravo Regimental no Agravo de Instrumento 9-24, de Várzea Paulista/SP e Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral 43-46, de Itabaina-SE. “Restringiu muito o que seria o pedido “explícito de votos”. (Agora), no máximo “votem em mim” e o “conto com seu apoio”. É um entendimento que vem se firmando no TSE. Os TRE’s podem ter entendimentos diferentes”, explica a coordenadora.
Na avaliação de Daniela, há o conceito de compensação, ou seja, já que o tempo de campanha foi reduzido – de 45 dias para 35 dias -,  os legisladores ampliaram as variedades de apresentação de candidatos com mais permissões.
O TSE, em resolução divulgada no dia 18 de dezembro de 2017, explicitou normas e condutas sobre a propaganda eleitoral que deverão ser seguidas nestas eleições.
Denúncia 
Caso o eleitor se depare com comportamentos considerados suspeitos, Daniela diz que denúncias podem ser feitas diretamente na zona eleitoral mais próxima, por meio do site do Ministério Público Federal ou na ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral.
Fonte: O POVO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

julho 2018
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031