jun
27
2018

CEARÁ – CRIMES: Santana do Acaraú registrou nesta semana o seu 10º homicídio. A cidade está apavorada.

 

A lista de homicídios aumenta toda semana, João Clerton da Silva (Clerton da Loura), 44 anos, é a 10ª vítima de 2018 e foi assassinado com três tiros na cabeça, na manhã desta terça-feira (26) em seu bar, localizado no bairro Jerico, uma das zonas mais perigosas da cidade de Santana do Acaraú. Na ocasião José Reginaldo de Sousa, 43 também foi ferido com dois tiros nas pernas, a perna esquerda apresentou fratura exposta, a vítima foi socorrido ao Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto e transferida à Santa Casa de Sobral.

O Município da região noroeste do estado deve receber uma nova viatura nos próximos dias. Com população estimada em 32 mil habitantes, tem 156 anos de emancipação política e 392 anos de história, a terra do general da abolição João Cordeiro, registra gradativamente desde o final de 2012, um aumento significativo do índice de violência, e consequentemente um dos mais elevados índices de violência do estado, somente nos primeiros seis meses desse ano, jovens, cuja maioria na faixa etária de 15 a 29 anos foram assassinados na cidade, os dados são alarmantes, pois testificam o fracasso das principais políticas públicas que medem o péssimo índice de desenvolvimento humano e municipal da cidade.

Os roubos, assaltos e furtos são impossíveis de serem computados, além do elevado número, a maioria da população, está descrente nas autoridades ligadas a área da segurança pública, o município está sem delegado desde setembro de 2017 e sem Promotor de Justiça por período semelhante, um Promotor de Sobral comparece uma vez na semana na comarca.

Os crimes praticados na jurisdição do município dependem da abertura de um inquérito policial de responsabilidade da Polícia Civil, o Ministério Público é o órgão que detém a prerrogativa de apresentar ou não denuncias ao Poder Judiciário, que deve julgar com base em leis arcaicas, defasadas e desproporcionais, servem apenas para infestar de vícios o falido sistema judiciário brasileiro de normas de condutas, que raramente se combinam com a realidade de seu povo.

A cadeia pública de Santana do Acaraú é um prédio imperial construído em 1870 tem todas as características de um museu, onde os detentos mais perigosos, conseguem fugir serrando as grades, quem mais parecem de chocolate e saem como se acabassem de se hospedar e um a pousada para o pernoite. Chama a atenção que as autoridades ligadas a justiça, ao Ministério Público e ao governo sabem da precariedade da casa de detenção, mas nenhum toma providências e o povo que mantém esse mesmo estado falido e fracassado é obrigado a rezar todos os dias para não ser a próxima vítima.

Enquanto o Estado permanecer refém de sua incapacidade de resolver problemas, o crime organizado ocupa os espaços nas cidades e nos campos, disseminando seu alto poder de organização e impondo suas leis e vangloriando-se do fracasso daqueles, que não conseguem ouvir a voz silenciosa e os desejos mudos de seu povo.

O clamor pelo guia, ecoa nas cinco regiões do estado e a voz rouca de seu povo, brada por Justiça e Paz. Dias melhores? Quem sabe em uma outra era e depois que surgir uma nova civilização, essa está fadada a sucumbir nas mesmas condições que seus mais remotos antepassados.

Fonte: Tribuna dos Vales.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos