mar
12
2018

SOBRAL – MEDO: Medidas Cautelas contra a violência, para evitarmos as “surpresas desagradáveis”.

A violência que campeia no nosso Ceará, nos obriga a MUDAR algumas atitudes na rotina do nosso dia-a-dia, na busca incansável pela PAZ.

Nossa Sobral(CE), uma cidade tida como “pacata” durante muitos anos, agora temos o desprazer de registros de várias cenas de violências, roubos e assaltos a pessoas e residencias, em ações cada vez mais ousadas e violentas por parte da “bandidagem”. Diante disso, resolvemos publicar abaixo, algumas DICAS importantes, para evitarmos SURPRESAS DESAGRADÁVEIS.

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO:

Medidas cautelares:
1- Nada de bares noturnos ou lanchonetes em locais abertos.
2- Evite sair de casa após dez da noite.
3- Transitar somente por vias movimentadas. Evite atalhos.
4- Não demorem no embarque e no desembarque do veiculo! Combine com familiares.
5- No desembarque cada um bate sua porta e o motorista tranca as portas no controle remoto ao mesmo tempo que se afasta rapidamente do veículo!
6- Se despeça dentro de casa, embarque rápido e saia imediatamente com o veículo, evite ficar parado dando bobeira, ao embarcar devagar ou se despedindo na rua.
7- Passeios somente em Shoppings.
8- Quando dirigir e parar em um sinal, mantenha distância do veículo da frente, para que você possa ver os pneus traseiros. Assim dá para sair rapidamente sem manobrar, se for preciso.
9- Evite parar na faixa da esquerda do semáforo. De preferência a faixa do meio.
10- Mantenha distância de duplas, em motocicletas.
11- Nunca parem para falar no WhatsApp dentro dos veículos.
12- Se forem aguardar alguém em algum lugar, observe antes ao redor, estacione o veículo com segurança, apague todas as lâmpadas, puxe o freio de mão e retire o pé do freio(para apagar a luz de freio!(veículo sempre com todos vidros fechados e filmados)
13- Se perceber suspeitos, dê várias voltas antes de entrar com o carro na garagem. Ao sair de casa, olhe atentamente se não tem ninguém na rua. De preferência, pelas câmeras de TV ou no celular.
14- Quem mora em casa, não esquecer de instalar cerca elétrica, portão automático, sensores, câmeras e ter cães de guarda. O melhor ainda é optar por condomínio fechado ou apartamento.
15- Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!
16- Sempre suspeitar de tudo e de todos. Ter uma postura defensiva é estar sempre atento.
17- A pé ao ouvir disparos, diminua a silhueta, deite-se ou abaixe-se imediatamente, de preferência ao lado de algo rígido que sirva de proteção. Ex.: meio fio, mureta, roda dianteira(ao lado do motor) de carros estacionados.
18- Quando for se dirigir ao veículo estacionado, nunca vá diretamente à ele. Observar todo ambiente em volta e se estiver tudo tranquilo, embarcar e sair rapidamente.
19- Se tiver que ir a algum ambiente público como padarias, restaurantes ou bares, dê preferência aos que têm câmeras e segurança armada.
20- Nunca ir a caixas eletrônicos à noite, nem no fim de semana e nem em lugares desertos. Dê preferência aos shoppings.
21- Antes de entrar em algum estabelecimento sempre observe se as pessoas estão agindo com naturalidade, pessoas muito paradas sem se mexer podem estar sendo assaltadas.
22- Se perceber que entrou com o veículo em uma comunidade, apague os faróis(use a lanterna), acenda a luz interna, abra todos os vidros e faça o retorno com o veículo lentamente sem parar e sem movimentos bruscos.
23- Se estiver embarcado em movimento e ouvir disparos, se abaixem dentro do veículo, evitando áreas envidraçadas. A maioria dos disparos são feitos nos vidros.
24- Nada de conversas, no portão e em frente de casa na calçada. Esse tempo já passou!
25- O mais Importante: Se for surpreendido não faça movimentos bruscos e NUNCA REAJA!!

LEIA E TENTE CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES, ISSO PODE SALVAR SUA VIDA. 

(Texto extraído do WhatsApp – divulgado no grupo Radialistas do Ceará.) 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

março 2018
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031