mar
19
2018

CEARÁ – PADROEIRO: Feriado de São José, tem procissão nos bairros de Sobral.

Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.

Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o Dia do Pai.

O SANTO DA CHUVA.

Para a fé do nordestino – especialmente em época de seca, a chegada do dia de São José é marcante. Reza a tradição secular que, se não chover neste domingo, dia 19, o inverno será ruim, e o agricultor não vai colher a safra.

“Se não chover, melhor nem plantar que não vai dar nada”, afirma o agricultor Cícero Patrício dos Santos, que mora em Sertânia, no sertão pernambucano.

A fé do nordestino segue inabalável, mesmo com os cinco anos de seca consecutivos e perdas constantes de safras. “A gente tem que ter fé. Só temos Deus pra ter fé, e com as orações a gente sempre tem esperança que São José vai mandar água, completa o agricultor.

INVERNO NO CEARÁ

Mais da metade do mês de março se passou e as chuvas estão 77% abaixo da média histórica no Ceará. A média do acumulado de chuvas na primeira quinzena de março é de 45,4 milímetros (mm), enquanto a média esperada para todo o mês é de 203,4 mm. Ou seja, em 15 dias choveu 22,3% do esperado para todo o mês. O volume de precipitações para o período ainda é considerado normal, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já que se refere apenas à 1ª metade do mês. (O POVO).

PROCISSÕES EM SOBRAL.

São José é o padroeiro do Estado do Ceará, portanto hoje é “feriado”. Em várias cidades haverá procissão comemorando a festa de São José. Em Sobral haverá procissão nos bairros Cohab II e Sumaré, onde São José é o padroeiro da comunidade.

Vamos lá, rezar e celebrar São José.

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário