mar
4
2018

CEARÁ – BOA: Fevereiro termina com chuvas acima da média, aponta Funceme.

O mês de fevereiro de 2018 registrou chuvas acima da média em praticamente todas as macrorregiões do Ceará, configurando-se com um dos melhores períodos desde 2007, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os territórios com os maiores  acumulados médios foram o Litoral Norte e o Cariri, que registraram, respectivamente, 316,3 mm e 295,2 mm. Além disso, as duas macrorregiões alcançam desvios positivos expressivos, com 96,2% e 76,9% acima da normal climatológica. Considerando o intervalo de -12% a 12%, somente o Maciço de Baturité, com um desvio de -0,4%, ficou na média, todas as demais superaram o esperado.

O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz explica que as áreas com maiores volumes médios observados são, geralmente, mais beneficiadas com os sistemas meteorológicos que atuam neste início de Quadra Chuvosa no Estado, porém, em fevereiro deste ano, o impacto foi bem maior. “As precipitações foram bem distribuídas no geral, somente a porção central do Estado não recebeu  tantas chuvas”, comenta Fritz.

Nestas áreas cujas médias foram mais expressivas, estão importantes Bacias Hidrográficas, principalmente no sul do Estado, como a Bacia do Salgado, que abriga rios e pequenos açudes responsáveis por contribuir para o aporte de água do Castanhão, principal reservatório do Ceará. Porém, ainda necessário que a região receba mais precipitações de forma constante.

Em macrorregiões que não possuem grandes açudes, a chuva acaba contribuindo também para outros fatores, como o aumento da umidade do solo, permitindo o início do preparo para as plantações. “Houve um início de aporte, porém as chuvas ainda não foram suficientes para aquilo que é necessário, porém, o início da Quadra Chuvosa é bem positivo. Temos condições para o mês de março receber chuvas significativas”, explica Fritz.

Considerando ainda que os valores relativos a fevereiro deste ano são preliminares e que serão atualizados até a próxima semana à medida que os dados são repassados à Funceme, os municípios com as maiores médias foram: Barroquinha (493 mm), Granja (485,6 mm), Chaval (461 mm), Moraújo (447 mm)  e Camocim (442 mm). Todos eles são do Litoral Norte.

Março

Normalmente, o mês de março é o mais chuvoso do ano. Considerando as condições meteorológicas e dos oceanos, a expectativa é por mais um mês com precipitações consideráveis, segundo Raul Fritz. Para o trimestre que vai até maio, a Funceme prevê 45% de probabilidade de precipitações dentro da categoria acima da média.

Entre as 7h desta quarta-feira (28) e as 7h desta quinta-feira (1º), há registros de chuvas em, pelo menos, 80 municípios, com as maiores em Poranga, na Ibiapaba, com 119 mm, e Granja com 72 mm.

Para este início de março, a previsão do tempo da realizada pela Funceme nesta quinta é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado. Já para sexta-feira (2) e o sábado (3) está previsto nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no sul do Ceará.

Fonte: CNEWS

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

março 2018
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031