jan
29
2018

SOBRAL – CF-2018: Diocese de Sobral promove capacitação para a Campanha da Fraternidade.

Encontro de formação para multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2018 na Diocese de Sobral foi realizado no domingo, 28, no auditório Dom Walfrido na Cúria Diocesana (Rua Maestro José Pedro, 70-Centro). A capacitação contou com a presença do bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e de Mônica Pimentel, assessora da CNBB no Regional Nordeste 1 para a Campanha da Fraternidade. O encontro contou com a presença de dois representantes por paróquia e reuniu cerca de 70 participantes.sobras

CF – 2018.

O tema da Campanha da Fraternidade neste ano é “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O objetivo geral é construir a fraternidade, promover a cultura da paz, a reconciliação e a justiça, à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Dom Vasconcelos ressalta que é preciso combater a violência na prevenção, trabalhando a família. O tema deste ano é pertinente para suscitar a conscientização da sociedade, de acordo com ele. “É um tema muito pertinente a questão da superação da violência, que é lamentavelmente uma realidade com a qual nos deparamos a todo instante. A Campanha da Fraternidade acontece a partir do período da quaresma e surte um efeito positivo, sensibilizando a população para despertar para um pecado social presente, a violência”.

Segundo Monica Pimentel, as ações da Campanha se focam em no tripé: Ver, julgar e agir. “A Campanha da Fraternidade deste ano é um desafio para todos nós cristãos: superar a violência porque somos todos irmãos. É uma ação que nos faz refletir sobre conhecer nossa realidade, que é o ver, julgar essa realidade à luz da palavra de Deus e agir a partir de nós aprendendo a deixarmos de ser violentos”, defende.

Durante a formação, o coordenador da Campanha da Fraternidade, José Maria Gomes Vasconcelos, apresentou um cronograma de ações na Diocese de Sobral. Após a capacitação diocesana, haverá a abertura da Campanha na quarta-feira de cinzas e a abertura oficial com Passeio Ciclístico pela Paz, Caminhada e Santa Missa no dia 18 de fevereiro.

Cronograma de ações na Diocese de Sobral
– Capacitação Diocesana: 28 de janeiro (Auditório Dom Walfrido)
– Abertura da Campanha: Santa Missa às 9h + Coletiva de Imprensa às 11h – 14 de fevereiro – quarta-feira de cinzas (Catedral)
– Abertura Oficial: Passeio ciclístico pela Paz – 18 de fevereiro às 6h saindo do Arco pelas ruas da cidade.
– Caminhada: 18 de fevereiro às 17h30 na Igreja das Dores seguido por missa às 18h30 na Catedral.
– Estudo nas regiões episcopais (fevereiro e março)
– Repasse da CF: 03 de fevereiro (Paróquia de Reriutaba)
– Repasse da CF: 08 de fevereiro (Região Episcopal de Araras)
– Repasse da CF: 09 de fevereiro (Região Episcopal do Acaraú)
– Repasse da CF: 10 de fevereiro (Paróquia de Jaibaras)
– Repasse da CF: 17 de fevereiro (Região Episcopal da Sede)
– Repasse da CF: 24 de fevereiro (Paróquia de Groaíras)
– Motivação pela Paz nas escolas: fevereiro a abril
– Seminário Caminhos de Superação da Violência contra a mulher: mês de março (semana da mulher)
– Dia D pela Paz: 06 de maio às 17h (Missa no Santuário da Mãe Rainha com apresentações culturais)
– Audiência pública pela Paz: 25 de abril em parceria com o curso de direito
– Encontro de avaliação: 02 de junho
– Encontro regional de avaliação: 09 de junho (CF Fortaleza)

Informações: Teresa Fernandes –Jornalista
Correio da Semana

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos