jan
30
2018

CEARÁ – ATENÇÃO: Divergência de datas de pagamento do DPVAT no Ceará, Governo do Estado esclarece.

Está disponível, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o link para emissão de boletos para pagamento do Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre o DPVAT. No entanto, há uma divergência entre Detran e a seguradora sobre a data do pagamento.

De acordo com a Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro, o prazo para o pagamento do seguro para todos os finais de placa do Ceará termina em 31 de janeiro, conforme divulgado no site, mesma data de pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A Líder esclarece, ainda, que em 2018 o pagamento do DPVAT só poderá ser feito em parcela única. O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. O boleto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

O OUTRO LADO – Em relação ao Seguro DPVAT 2018, o DETRAN CE esclarece que:

– O Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou DPVAT, é obrigatório por lei (6.194/74) e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto.

– A Seguradora Líder é a responsável pela Administração do DPVAT em todo o território nacional.

– Definições de valores, prazo e forma de pagamento (a vista ou parcelado) bem como cobertura do seguro e reajustes são de responsabilidade da Administradora do DPVAT.

– Aos Órgãos Executivos de Trânsito, no caso do DETRAN CE, cabe a checagem do pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT) quando do licenciamento do veículo, uma vez que, é dever de todo proprietário manter o Seguro Obrigatório DPVAT em dia, para que o veículo seja licenciado, conforme determina a legislação.

Sobre o pagamento do licenciamento, o DETRAN CE mantém um calendário próprio de acordo com o final da placa do veículo. Na tabela abaixo, visualizamos as datas de vencimento para o ano de 2018:

FINAL DA PLACA

DATA PARA PAGAMENTO

1

Até 12 de Março (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

2

Até 10 de Abril (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

3

Até 10 de Maio (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

4

Até 11 de Junho (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

5

Até 10 de Julho (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

6

Até 10 de Agosto (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

7

Até 10 de Setembro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

8

Até 10 de Outubro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

9

Até 12 de Novembro(ou primeiro dia útil posterior a esta data)

0

Até 10 de Dezembro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

 

– O Detran também informa que exigirá a comprovação do pagamento do DPVAT apenas no ato do licenciamento do veículo, de acordo com o calendário citado acima e conforme estabelece a legislação.

– Entretanto, o Detran ressalta que a emissão e envio dos boletos para pagamento do DPVAT são e continuam sendo de responsabilidade da Líder Seguradora.

– O proprietário de veículo pode emitir, a qualquer tempo, o seu boleto DPVAT para pagamento no site do Detran.

Para dúvidas sobre o DPVAT, os usuários devem entrar em contato com a Seguradora Líder no telefone: 0800.022.1204 ou no site: www.seguradoralider.com.br

29.01.2018
Gerência do Núcleo de Comunicação e Imprensa do Detran

Joseane Oliveira
joseane.oliveira@detran.ce.gov.br

Paulo Ernesto Serpa
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Fonte: G1.ce

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário