out
16
2017

SOBRAL – O protesto do povo de Taperuaba revela uma situação preocupante na Segurança Pública de Sobral.

A triste situação da Segurança Pública do município de Sobral-Ceará. O protesto realizado pelos moradores de Taperuaba/Sobral, trouxe a tona uma realidade preocupante. 

Sobral tem um policial militar para cada 2.900 habitantes. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda um policial para cada 450 habitantes. População fecha estrada pedindo policiamento.

Um dos municípios mais ricos e promissores do Ceará, localizado à 230 km de Fortaleza, no Norte do Ceará, está perdendo a guerra contra a violência. Hoje com 205 mil habitantes, a cidade que deveria ter um efetivo policial de 455 homens, não passa de 70. Com apenas quatro viaturas e duas equipes do RAIO, cerca de 23 policiais militares colocam a vida em risco para garantir a segurança dos moradores de aproximadamente 60 bairros, além dos distritos.

Na última quarta-feira 11, moradores dos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu e Caracará, distante 65 km de Sobral, bloquearam a CE 362, por mais de 1 hora, em protesto contra a falta de policiamento efetivo e a violência. Segundo os moradores, uma viatura com dois policiais faz o policiamento em seis localidades daquela região onde moram cerca de 18 mil pessoas.

Além do número reduzido de policiais, o desvio de efetivo para outras atribuições ligadas a prefeitura municipal, reduz a eficácia da polícia, compromete a confiança do cidadão e o Estado deixa de garantir a ordem pública e os direitos da população à justiça e segurança pública.

A realidade

Soube que apenas três policiais, com uma viatura sucateada, fazem a “segurança pública” dos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu, Patos e Caracará. Tive informações de que não há casa de apoio para que esses policiais possam exercer seu trabalho dignamente. Moradores ficam emprestando suas casas para que os policiais possam fazer suas necessidades básicas.

Quando acontece uma prisão os policiais têm que trazer para registrar o caso na policia civil em Sobral, que fica em alguns casos a mais de 70 km do centro de Sobral, onde fica a delegacia.

Por conta disso, os assaltos campeiam nesses distritos, deixando a população apavorada com essa situação.

(Com: Jornalista Wellington Macedo)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário