maio
8
2017

MUNDO – ELEIÇÕES: Mundo reage à vitória de Emmanuel Macron na França

Os líderes europeus foram os primeiros a reagir, neste domingo, 7, à eleição do centrista Emmanuel Macron como presidente da França, celebrando o resultado como “uma vitória” para a Europa.

TOPSHOT – French president-elect Emmanuel Macron waves to the crowd as he delivers a speech at the Pyramid at the Louvre Museum in Paris on May 7, 2017, after the second round of the French presidential election.
Emmanuel Macron was elected French president on May 7, 2017 in a resounding victory over far-right Front National (FN – National Front) rival after a deeply divisive campaign, initial estimates showed. / AFP PHOTO / Patrick KOVARIK

Confira abaixo algumas das reações mundiais:

Os franceses escolheram um “futuro europeu”, comemorou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também saudou a decisão dos eleitores franceses a favor “da liberdade, da igualdade, da fraternidade”.”Contamos com uma França no coração da Europa para mudarmos a União juntos e aproximá-la dos cidadãos”, tuitou o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, felicitando Emmanuel Macron.

O presidente francês em final de mandato, François Hollande, telefonou para Macron para “felicitar afetuosamente” seu ex-ministro da Economia.

A vitória de Macron “é uma vitória para uma Europa forte e unida e para a amizade franco-alemã”, declarou Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.

Já o ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, considerou que, com esse resultado, a França permanece “no coração da Europa”.

“Felicidades a Emmanuel Macron por seu grande triunfo hoje como próximo presidente da França”, tuitou o presidente americano, Donald Trump. “Estou impaciente para trabalhar com ele!”, acrescentou.

Também pelo Twitter, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton publicou: “Felicidades ao presidente eleito @EmmanuelMacron e ao povo francês”.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, “felicita sinceramente” Emmanuel Macron, declarou um porta-voz, acrescentando que ela “se congratula” de trabalhar com ele.

No Twitter, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou que “os franceses optaram pela esperança acima do medo, pela unidade acima da divisão. Felicidades @EmmanuelMacron”.

O presidente da Comissão de Informação da Câmara da Federação, Alexei Pushkov, considerou que “a decepção se instalará muito rapidamente” entre os eleitores de Macron, que herda – segundo ele – um “país cindido, dividido”.

“Parabéns a @EmmanuelMacron, novo presidente da #França. Trabalhemos França e Espanha por uma Europa estável, próspera e mais integrada MR”, tuitou o presidente espanhol, Mariano Rajoy.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tuitou: “Felicito @EmmanuelMacron pelo triunfo nas eleições da França. Fortaleceremos nossa amizade e cooperação em paz, educação e comércio”. Santos disse estar “emocionado por poder visitá-lo no mês que se inicia”.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, felicitou Macron, publicando uma mensagem em francês no Twitter, e considerou sua vitória um “importante crédito de confiança dos franceses para uma Europa unida”.Afirmou ainda que conta “com a colaboração ambiciosa da França e com a intensificação do formato Normandia”, que agrupa Paris, Berlim, Kiev e Moscou, com o objetivo de solucionar o conflito na Ucrânia.

“Viva Macron presidente. Uma esperança surge na Europa”, escreveu o chefe do governo italiano, Paolo Gentiloni, no Twitter.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a vitória de Macron, que representa “uma vitória para a democracia, para o Estado de direito e para os valores mais elementares de liberdade, igualdade e fraternidade que fizeram da França uma referência mundial”.

Já o primeiro-ministro português, Antonio Costa, tuitou que Emmanuel Macron será “um excelente sócio” e que o novo presidente da França “trabalhará com tenacidade em uma Europa mais forte, mais solidária e mais unida”.

A vitória de Macron é “uma inspiração para a França e para a Europa”, tuitou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. “Tenho certeza de que trabalharemos juntos de forma estreita”, completou.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, considerou que, com a eleição de Macron, “uma rejeição clara de um projeto de isolamento perigoso para a Europa triunfa esta noite”.

Algo incomum, o Palácio Real também se manifestou, expressando suas “felicitações” a Macron. “A maioria dos franceses se pronunciou por uma #França na #Europa”, tuitou a instituição.

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, felicitou Macron e declarou: “podemos fazer mais juntos do que sozinhos”.

O rei do Marrocos, Mohamed VI, felicitou o novo presidente, considerando que sua eleição “coroa” sua trajetória política.

Em uma nota, o presidente guineano, Alpha Condé, disse estar “convencido de que as relações de cooperação [bilaterais] vão-se reforçar no mandato do presidente Macron”.

O presidente Michel Temer também celebrou. Em um tuíte, felicitou Macron “pela vitória nas eleições para Presidente da França”. Disse ainda que “Brasil e França continuarão a trabalhar juntos em favor da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento, da integração e da paz”.

AFP

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos