15
2017
SOBRAL – TRISTE: O rio Acaraú em sua maior cheia, com muita sujeira e poluição.
O Rio Acaraú, que corta a cidade de Sobral, aumentou consideravelmente o seu volume de água. Infelizmente o que seria um espetáculo bonito de se ver, é uma vergonha, dado a sujeira que escorre nas águas que passam por aqui.
A Prefeitura de Sobral não fez a sua parte com relação a limpeza do leito do nosso rio, principalmente o trecho em que passa pelas Pontes “Entre Rios” e “Othon de Alencar”, onde o matagal e a sujeira tomam conta do nosso estimado Acaraú, a nossa prainha.
As águas que passam por ali, que outrora serviam para se tomar banho, estão literalmente condenadas pela poluição existente no leito do rio.
Quem passa pela luxuosa Ponte Dr. José Euclides, nas proximidades da nossa Rodoviária e o North Shopping se depara com um cenário não muito legal de se ver, infelizmente.
Todas as plantas que descem rio abaixo, parte dela estão enganchadas em baixo da Ponte Othon de Alencar, onde exite uma “barreira” para represar a água que desce, no sentido de acumular o liquido precioso que o SAAE utiliza para abastecer a sede da cidade de Sobral.
Pelas chuvas que continuam a cair nas cidades que fica acima do leito do nosso Acaraú, acredito que teremos boas surpresas com relação as enchentes do nosso rio, que espero não venham desabrigar nenhuma família. Em algumas cidades já houve famílias desabrigas por conta das cheias de rios existentes por lá, como foi o caso da cidade de Coreaú(CE).
Apesar da sujeira, mas é muito gostoso ver de perto as águas do nosso rio Acaraú, que tive o prazer de usufruir, tomando banhos e brincando em suas areias, fato ocorrido durante a minha juventude no nosso bairro Dom Expedito. Saudades maravilhosas…
O ex-prefeito Veveu ensaiou, gastou de dinheiro e não resolveu nada. A bola agora está com Ivo Gomes, que espero que LIMPE o nosso ACARAÚ para os próximos invernos.
Fotos: Bené Fernandes
Fonte: Sobral Agora