mar
24
2017
24
2017
SOBRAL – Quando o “Ciume” toma conta do inverno…
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
Inverno bom cria “ciume”.
Não estamos falando do “ciumes” entre homens e mulheres, mas de uma planta que neste período nasce em abundância. Estive fotografando algumas pela Avenida Maria da Conceição Pontes de Azevedo, no caminho das “Marrecas”, nas proximidades da Construtora Mãe Rainha.
O CIÚMES é uma planta comum de se ver, mas de uma importância muito grande nos estudos para o combate ao câncer.
Nome científico: Catropis procera
Família: Asclepiadáceas
Algodão-de-seda, paininha-de-seda, flor-de-seda, paininha-de-anjo, papai-noel, leiteiro, queimadeira, janaúba, ciúme, etc.
———————————————————————–
Características: planta arbustiva, chega a três metros de altura. Ramos, folhas e frutos soltam um látex branco que flui abundantemente quando se rompem os tecidos.
Pode ser usado como ornamento de jardins e praças publicas. Esta planta produz um tipo de látex branco que foi minuciosamente investigado por pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará. Os cientistas testaram o composto contra células cancerosas humanas e descobriram que ele é capaz de inibir os genes defeituosos, impedindo sua multiplicação descontrolada. (uma das características mais perigosas dos tumores malignos).
Esta planta, além de tê-la conosco, pode ser encontrada em várias partes do globo terrestre.
Por: Sobral Agora