8
2017
SOBRAL – Prefeitura emite Nota de Esclarecimento sobre a situação das “cuidadoras” nas Escolas municipais.
Após a polêmica causada pela denuncia de uma mãe da Escola Mocinha Rodrigues, nos Terrenos Novos, sobre a falta de “cuidadoras” para crianças especiais, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Sobral, emite NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre o caso, enviada hoje via E-mail, para o nosso Blog. Confira a Nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria da Educação de Sobral informa que a Escola Mocinha Rodrigues, assim como todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, já conta com cuidadores para o atendimento das crianças com necessidades especiais. Os últimos cuidadores foram contratados nesta segunda-feira (6), após levantamento e diagnóstico de todos os estudantes matriculados na Rede que precisam do serviço.
A Secretaria da Educação informa, ainda, que, neste início do ano letivo estão sendo feitos os ajustes necessários para melhor atender às necessidades dos estudantes.
Secretaria de Educação – Prefeitura de Sobral.
Em tempo: Torcemos para que os “ajustes” venha dar certo, para que seja evitado constrangimentos como esse ocorrido com a Sra. Cristiane, mãe do Rayner Williams.
A Rotina de um “Cuidador” de crianças especiais:
A rotina de trabalho deste profissional incluem o cuidado e acompanhamento na locomoção pelas dependências da escola, auxiliar no aprendizado ao copiar a matéria ou, caso o aluno não tenha autonomia motora ou intelectual para tanto, ler e escrever por ele. Parte de sua rotina também integra a higiene do aluno, garantindo que ele esteja sempre limpo e asseado. É trabalho do monitor auxiliar o aluno portador de necessidades especiais nas idas ao banheiro e, caso o aluno possua autonomia para se limpar sozinho, seu trabalho passa a ser estar presente e supervisionar as idas ao banheiro. Este profissional, além de prestar atendimento ao aluno portador de necessidade especial, é responsável por apresentar relatórios constantes à escola e às secretarias especializadas.
Fonte: Sobral Agora.