mar
2
2017

CEARÁ – Ceará teve o fevereiro mais chuvoso desde 2011, com 36% acima da média histórica.

ABOA AACHUVAS

O período de Carnaval foi de chuvas em todo o Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 100 municípios do Ceará registraram chuvas, o que contribuiu para que o índice de precipitações superasse a média histórica para o mês. No entanto, quem pensa que acabou está enganado, a previsão é de que as chuvas continuem em março, embora sejam de forma isolada.

Em entrevista à rádio Tribuna Bandnews FM, a chefe do Núcleo de Meteorologia da Fuceme, Meire Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical deve se manter afastada e por isso as chuvas serão menos intensas.

“Tivemos aproximação da zona de convergência intertropical nos fins de semana, e isso foi o que trouxe as chuvas. No Carnaval, as chuvas foram ocasionadas por instabilidades, elas não foram tão intensas mas contribuíram para que a média fosse superada”, explicou.

Neste último mês, as chuvas superaram a média histórica para o mês em pelo menos 36%. O índice é resultado de balanço parcial, que deve ser consolidado pela Funceme dentro de alguns dias. Segundo Meire Sakamoto, choveu 161,5 milímetros no Estado.

“A instabilidade deve permanecer atuando no Ceará. Nos próximos dias é bom observar que há alguns dias os vórtices têm ficado afastado do Nordeste, e isso tem contribuído para a não frequência de chuvas na região”, disse a meteorologista.

A média das precipitações em fevereiro é de 118,6 milímetros. O índice já havia sido alcançado há 10 dias, mas também finaliza com aporte nos reservatórios cearenses. Segundo o Portal Hidrológico, os açudes têm atualmente 6,5% de reserva hídrica. No início de janeiro, a capacidade estava em 6,3%.

Nos últimos dois meses, as chuvas resultaram num aporte superior a 135 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

O volume de água superou o acréscimo verificado nos últimos quatro anos. De terça para quarta-feira, foram registradas chuvas em 48 municípios cearenses. Com 91 milímetros, Granja, na região Norte, voltou a registrar a maior chuva do Estado. Em Meruoca, também no Norte do Ceará, choveu 59 milímetros.

Fonte: Tribuna do Ceará.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário