fev
16
2017

CEARÁ – ABACAXI : Ministro Edson Fachin autoriza inquérito para investigar deputado Aníbal Gomes.

aboa aabestad

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou nesta quarta-feira (15) a abertura de inquérito para apurar se o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) ordenou o pagamento de despesas particulares com verba da Câmara destinada ao custeio do exercício parlamentar.

Em junho de 2016, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para separar as suspeitas relacionadas a Aníbal Gomes de um dos inquéritos da Lava Jato para apurar o fato e, como não se referia especificamente a fraudes na Petrobras, o caso foi sorteado para Fachin.

No mês passado, Janot, então, pediu ao STF a instauração de inquérito e o pedido, agora, foi aceito. Com a abertura do inquérito, os fatos serão apurados e, depois dessa fase, o procurador terá que decidir se denuncia ou não o parlamentar.

O pedido da PGR

No pedido de apuração, Janot afirmou que depoimentos de funcionários do gabinete do deputado indicam que Aníbal Gomes pagava despesas de parentes e aliados com dinheiro público.

“Obteve-se das apurações que Aníbal Gomes determinava ainda o pagamento de diversas despesas particulares, próprias, e de seus familiares e amigos, a débito de verbas provenientes da Câmara dos Deputados. […] Confluem para a suspeita de locupletamento de verbas parlamentares, com possível lavagem de dinheiro, os diversos pagamentos de títulos (carnês) encontrados, em grande parte relacionado a veículos registrado em nome de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao congressista”, diz o documento.

Janot esclareceu que, ao ser questionada sobre uma agenda de pagamentos do deputado, uma funcionária de Aníbal Gomes disse que os parlamentares recebem uma ajuda de custo e que o dinheiro foi aplicado para pagamento de parcelas de financiamentos de veículos do filho dele e de aliados.

O procurador afirmou que “a gravidade e aparente tipicidade” do cometimento de uso irregular do dinheiro público exige “adoção das medidas legais necessárias para a completa apuração dos fatos”.

Fonte: G1

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728