jan
6
2017

SOBRAL – Até novembro: Mais de 3.000 nascidos vivos em Sobral. Veja mais detalhes…

aboa-aacria

Segundo informações colhidas junto ao Projeto Trevo de Quatro Folhas, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Município, até o mês de novembro de 2016, tivemos 3.016 nascidos vivos em Sobral. Até novembro, os homens dominaram o ano com 1.526 nascidos, as mulheres ficaram um pouco abaixo com 1.490.

No quesito local de nascimento, a Santa Casa de Sobral segue como a mais requisitada com 1.503 partos, seguido pelo Hospital Dr. Estevam com 711, o HRN vem em seguida com 567 e a Liga Sobralense(Hospital Unimed) aparece até novembro com 187 partos.

Para fechar de forma definitiva o ano de 2016, estamos no aguardo do fechamento dos dados oficiais e informaremos depois.

Esses dados também estão disponíveis no Sistema de informações do Ministério da Saúde, no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).

Projeto Trevo de Quatro Folhas.

aboa-aabel

Implantado em 2001, pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral-Ceará, surgiu em resposta às necessidades detectadas nas análises das entrevistas com as famílias que tiveram óbito materno, fetal ou infantil, sendo identificada a necessidade de intervenção que melhorasse as condições das mulheres na gestação e no cuidado com os filhos.

O programa tem como objetivo melhorar a qualidade da atenção materno-infantil e garantir apoio social às mulheres, visando redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil.

O apoio social é garantido pela atuação da Mãe Social e pela contribuição de Madrinhas e Padrinhos Sociais (sociedade civil) e empresas colaboradoras.

A partir de 2010 passou-se a realizar o acompanhamento às gestantes usuárias de crack.

Dentre as principais conquistas destacam-se: contribuição na redução da Taxa de Mortalidade Infantil. Crescente número de gestantes captadas para o pré-natal no primeiro trimestre e com sete ou mais consultas. Nos últimos 10 anos da experiência, 3.516 mulheres receberam o apoio de mães sociais. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o Trevo atualmente constitui-se como uma política pública instituída em Lei Municipal, além de ter sido agraciado com diversos prêmios nacionais e internacionais.

Fonte: Sobral Agora

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário