6
2017
SOBRAL – Até novembro: Mais de 3.000 nascidos vivos em Sobral. Veja mais detalhes…
Segundo informações colhidas junto ao Projeto Trevo de Quatro Folhas, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Município, até o mês de novembro de 2016, tivemos 3.016 nascidos vivos em Sobral. Até novembro, os homens dominaram o ano com 1.526 nascidos, as mulheres ficaram um pouco abaixo com 1.490.
No quesito local de nascimento, a Santa Casa de Sobral segue como a mais requisitada com 1.503 partos, seguido pelo Hospital Dr. Estevam com 711, o HRN vem em seguida com 567 e a Liga Sobralense(Hospital Unimed) aparece até novembro com 187 partos.
Para fechar de forma definitiva o ano de 2016, estamos no aguardo do fechamento dos dados oficiais e informaremos depois.
Esses dados também estão disponíveis no Sistema de informações do Ministério da Saúde, no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).
Projeto Trevo de Quatro Folhas.
Implantado em 2001, pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral-Ceará, surgiu em resposta às necessidades detectadas nas análises das entrevistas com as famílias que tiveram óbito materno, fetal ou infantil, sendo identificada a necessidade de intervenção que melhorasse as condições das mulheres na gestação e no cuidado com os filhos.
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade da atenção materno-infantil e garantir apoio social às mulheres, visando redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil.
O apoio social é garantido pela atuação da Mãe Social e pela contribuição de Madrinhas e Padrinhos Sociais (sociedade civil) e empresas colaboradoras.
A partir de 2010 passou-se a realizar o acompanhamento às gestantes usuárias de crack.
Dentre as principais conquistas destacam-se: contribuição na redução da Taxa de Mortalidade Infantil. Crescente número de gestantes captadas para o pré-natal no primeiro trimestre e com sete ou mais consultas. Nos últimos 10 anos da experiência, 3.516 mulheres receberam o apoio de mães sociais. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o Trevo atualmente constitui-se como uma política pública instituída em Lei Municipal, além de ter sido agraciado com diversos prêmios nacionais e internacionais.
Fonte: Sobral Agora