jan
4
2017

CEARÁ – Apenas 5% das autoescolas do Ceará instalaram simuladores de direção. O prazo acabou em 31 de dezembro.

aboa-aadir

Apenas 5% das autoescolas do Ceará instalaram simuladores de direção, equipamento obrigatório para formação de novos condutores de veículos, categoria B. De acordo com Wellington dos Santos, presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, das 440 autoescolas do Estado, apenas 22 possuem simuladores. Segundo ele, 242 que solicitaram o equipamento, mas só uma recebeu até agora e ainda não foi instalado.

“As empresas que vieram aqui explicaram que, em função da insegurança política e financeira pela qual o Brasil atravessa, eles deram uma parada na produção. Como a gente não poderia ser prejudicado agora eles estão voltando para refazer os contratos para poder marcar a entrega das máquinas”, diz.

O prazo para instalação dos simulares nas autoescolas estipulado pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) terminou no dia 31 de dezembro. Mas, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cada Departamento Estadual de Trânsito tem autonomia para cobrar, ou não, o cumprimento do prazo.

No Ceará, por causa da dificuldade de adquirir os simulares, o Detran ainda não exige as aulas nos simuladores para quem precisa tirar a CNH.

Inicialmente, a determinação do Denatran vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos. Assim, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula, de simulação, sendo uma com conteúdo noturno.

Ao todo, são necessárias 25 horas ao volante para tirar a carteira de motorista na categoria B. De acordo com o Denatran,  as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

Fonte: G1.CE

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário